O Seat Alhambra conduz-se de uma forma bastante fácil e intuitiva apesar dos 4 metros e 84 centímetros de comprimento. Espaço não falta, são muitos os locais para guardar a carteira, o telemóvel, os livros, os brinquedos das crianças. A situação altera-se com os sete lugares ativos onde ficamos com espaço para transportar duas malas de viagem. No caso de rebater os dois bancos da terceira fila as coisas mudam de figura e é possível transportar perfeitamente malas e bicicletas sem penalizar o espaço para cinco pessoas.
A posição de condução elevada permite uma visibilidade impecável sobre a estrada. As portas de correr são muitos úteis e funcionais. Experimentámos a versão com portas são de correr manualmente (portas elétricas custam 945 euros).
Sem dúvida que uma das mais valias do Seat Alhambra é permitir transportar quatro pessoas com o máximo conforto, levar duas bicicletas de criança, malas para um fim de semana, sem que ninguém viaje com objetos espalhados a bordo
O monovolume produzido em Portugal, nas instalações da Autoeuropa, em Palmela, combina as qualidades de um carro vocacionado para transportar a família com uma aparência moderna e motores atuais e económicos. O novo motor TDI permite “rolar” com toda a tranquilidade. É um motor 2.0 de 115 CV, quatro cilindros e sistema common-rail. O binário máximo é de 280 Nm, disponível a partir das 1.750 rotações. Puxa bem os 1.790 kg.
O Seat Alhambra equipado com esta motorização e associado a uma caixa de mudanças manual de seis velocidades acelera dos 0 a 80 km/h em 8,4 segundos, dos 0 a 100 km/h em 12,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 183 km/h. O consumo médio que consegui aproximou-se dos 6,0 litros para percorrer 100 quilómetros.
Esteticamente a versão ensaiada distingue-se por ostentar a denominação “E-Ecomotive” na parte traseira. O depósito de 70 litros permite uma autonomia de aproximadamente 1.300 quilómetros. Esta nova motorização encontra-se disponível nas versões Reference e Style.
A moda dos monovolumes compactos de sete lugares contribuiu para que as vendas dos monovolumes de maiores dimensões caísse a pique. Modelos como o Citroën C8, o Peugeot 807 ou o Chrysler Grand Voyager são atualmente comprados pontualmente por clientes particulares.
A verdade é que MPV’S compactos como o Ford S-MAX, Renault Grand Scénic, Citroën C4 Picasso, conquistaram milhares de clientes e deixaram um pouco de lado a opção pelos grandes MPV’s.
No caso do Seat Alhambra o fator Autoeuropa joga a favor deste modelo. Sabe bem chegar a uma praça de portagem e preparar o multibanco para pagar “apenas” classe 1. É importante referir que os grandes MPV´s de sete lugares na Via Verde pagam Classe 1.
Preços:
2.0 TDI CR REFERENCE E-Ecomotive -115 CV – 35.522,00
2.0 TDI CR REFERENCE E-Ecomotive – 140 CV – 36.361,00
2.0 TDI CR STYLE E-Ecomotive – 115 CV – 39.110,00
2.0 TDI CR STYLE E-Ecomotive – 140 CV – 39.950,00