Carlos Sousa concluiu a primeira semana do Dakar 2012 num excelente 8.º lugar, garantindo provisoriamente o melhor resultado de sempre de um construtor chinês no maior e mais difícil rali do mundo, naquela que é a sua estreia ao serviço da Great Wall Motors e ao volante do SUV Haval.
Apesar de ter estado afastado da competição desde abril do ano passado e dos poucos testes que realizou com o novo carro, o experiente piloto português tem superado todas as expetativas dos responsáveis da marca chinesa, que não se têm cansado de elogiar a sua performance. “Do ponto de vista da Great Wall, este resultado está já acima de todas as expectativas, pelo que o grande objetivo é segurar este lugar até final, até porque é realisticamente impossível aspirar a muito mais face à enorme fiabilidade que tem vindo a ser demonstrada pelos MINI e particularmente pelos Hummer. Nesse contexto, só posso sentir-me muito satisfeito, porque não é fácil chegar a um Dakar com apenas três dias de testes e integrado numa equipa que tem meios limitados, apesar de muita vontade em aparecer ainda com mais força no futuro”, revela Carlos Sousa. “É muito interessante perceber o impacto que esta participação está a ter internacionalmente, não só aqui na América do Sul como na própria China e até na Europa. Aliás, quase posso garantir que nunca fui tão solicitado pela imprensa internacional como nesta prova. Há uma grande curiosidade em relação à marca e à nossa participação no Dakar. O resultado surpreende e todos querem saber mais sobre o carro e sobre o futuro desta jovem mas ambiciosa equipa”, completa o piloto.
Face às conversas já mantidas com o vice-presidente da marca, que tem acompanhado a prova desde o seu primeiro dia, “parecem existir boas perspetivas de prolongarmos esta ligação e começarmos a preparar um projeto ainda mais ambicioso para o próximo Dakar, talvez até com um novo carro e uma equipa de pilotos ainda mais alargada”, admite Carlos Sousa.
Tal como em 2010, Carlos Sousa voltou a apostar nas redes sociais. O seu Facebook pessoal atingiu nos primeiros dias de prova o limite de 5 mil seguidores. O próprio piloto escreve diariamente, ao final da noite, algumas palavras sobre cada uma das etapas. Visite em www.facebook.com/CarlosSousaDakar.
Carlos Sousa no Dakar: “O pior ainda está para vir”
Aproveitando o dia de descanso em Copiapó, o piloto fez o balanço da primeira metade do Dakar 2012. Carlos Sousa quer cumprir a promessa de terminar a prova entre os dez primeiros.