Seguindo as linhas que têm marcado os modelos mais recentes da Volvo, tanto a nível de design exterior como interior, o novo V40 é a principal novidade da marca sueca para o Salão Automóvel de Genebra. Um veículo que vem preencher uma lacuna na oferta da marca e pretende fazer frente a modelos como o Audio A3, o BMW Série 1 ou o Mercedes Classe A.
Segundo a Volvo, o V40 apresenta grandes capacidades dinâmicas e um chassis ágil e, tal como já vem sendo tradição desta marca, inclui vários dispositivos de segurança e ajuda ao condutor. Neste campo, uma das grandes novidades é um airbag para peões que cobre a parte baixa do pára-brisas para minorar choques com a cabeça. O assistente de permanência na faixa de rodagem, a função de deteção de peões com travagem automática completa ou o sistema de estacionamento em paralelo são alguns dos dispositivos disponíveis.
A gama de motores será composta por cinco unidades e gasolina e três a diesel, mas alguns só estarão disponíveis em mercados com legislação especial em matéria fiscal. Certo é que este V40 contará com o primeiro diesel com emissões poluentes de apenas 94 g/km de CO2 e todos os motores incorporam a função Stop&Start.