Conduzir o
Kia Picanto 1.2 TX Sport revelou-se uma agradável surpresa. Se com o motor 1.0
de 69 cv o Picanto é um carro exclusivamente citadino, ideal para quem não faz
muitos quilómetros de estrada, com o motor 1.2 de 85 cv o caso muda de figura.
A sua aparência não engana e, de facto, este pequeno desportivo faz juz à
denominação ‘sport’. É um carro enérgico, cujo motor responde bastante bem, e
que se comporta de forma surpreendente em estradas mais sinuosas, em grande
parte devido a uma reduzida distância ao solo e aos pneus de baixo perfil com
jantes de 15 polegadas com que vem equipado de série. Atinge os 171 km/h de
velocidade máxima e chega aos 100 km/h em 13,4 segundos. Quanto a consumos
médios, os 4,5 l/100 Km anunciados pela marca representam um valor bastante
interessante no seu segmento.
Ao contrário do que possa parecer, o Picanto não é assim tão pequeno. O espaço
no habitáculo é mesmo um dos maiores do seu segmento, com espaço suficiente
para as pernas e uma boa posição de condução. Fiquei particularmente
surpreendido com o conforto proporcionado pelos bancos, com um suporte lateral
de fazer inveja a muitos automóveis de segmentos superiores.
Nesta nova geração do Picanto, a
Kia apostou em materiais de melhor qualidade, num interior dotado de várias
opções a nível de equipamento, tais como, Bluetooth com comandos por voz, ligações
USB e iPod, computador de bordo e volante em pele com comandos áudio e
telefone. As aplicações em branco usadas no tablier e no volante foram uma
escolha feliz por parte dos designers da marca coreana. Estão também disponíveis
vários espaços de arrumação para objetos e a bagageira apresenta uma capacidade
de 200 litros.
Com um
design exterior atrevido, onde sobressaem as elegantes óticas dianteiras com
luzes diurnas em LED e a grelha em forma de ‘favo de mel’ com friso vermelho,
este Picanto Sport parece assentar na perfeição as condutores jovens e
irreverentes que procuram um carro que não passa despercebido.
O Kia
Picanto 1.2 TX Sport está disponível desde 12.440 euros.