Há cerca de sete anos, com o lançamento do CLS, a Mercedes-Benz teve a ousadia de ‘inventar’ uma nova categoria automóvel, uma berlina com aspecto coupé, capaz de aliar caracter desportivo a um elevado nível de conforto. A fórmula resultou e depressa foi seguida por outros construtores, como por exemplo a Audi, que não demoraria a lançar o A7 Sportback. O estilo sempre foi o mais forte motivo de atração deste modelo, que no ano passado sofreu a sua primeira renovação. Algumas vozes mais críticas questionaram as mudanças, principalmente ao nível da frente de grandes dimensões, que ganhou uma postura mais agressiva e peculiar, a fazer lembrar o SLS AMG. O perfil da traseira surge ainda mais recortado, o que faz deste carro um dos mais atrativos do seu segmento.
Algo que salta imediatamente à vista são também os novos faróis com tecnologia LED, que formam três tiras horizontais de luzes. Este sistema é um opcional e está disponível por 1.750 euros, assim como o Pack Desportivo, que por 1.400 euros, torna o CLS muito mais atrativo e irresistível.
Com quase cinco metros de comprimento, muito largo e uma baixa altura do solo, o CLS é, sem dúvida, um carro poderoso, com uma silhueta marcante, que desperta os mais variados comentários por onde quer que passe.
Se o CLS impressiona por fora, o mesmo acontece quando nos sentamos ao volante. Coforto e tecnologia são alguns dos seus principais atributos, num interior onde abundam materias de qualidade, como é, aliás, apanágio da marca germânica. A sua configuração de quatro lugares individuais oferece espaço de sobra para todos os ocupantes, até porque estamos a falar de um carro com quase cinco metros de comprimento. A posição de condução é bastante agradável, oferecendo uma excelente visibilidade e os comandos estão bem posicionados. Os bancos estão disponíveis em várias combinações de couro, material que também reveste grande parte do tablier, são ajustados automaticamente e podem integrar, como opcional, um completo sistema de massagem, ideal para as viagens mais longas. Apesar das suas generosas dimensões, o CLS revela-se um automóvel bastante ágil e fácil de manobrar, graças à direção assistida eletromecânica, bastante suave e extremamente precisa.
Como não poderia deixar de ser, o CLS vem equipado com avançados sistemas de segurança ativa e passiva, muitos deles herdados do Classe S. Neste aspeto, destaque para o sistema de alerta de mudança de faixa de rodagem (Active Lane Keeping Assist) ou para o sistema de deteção de objetos no ângulo morto (Active Blind Spot Assist). Temos também à nossa disposição o eficaz sistema de estacionamento ativo e o inovador sistema de alerta do cansaço do condutor.
Em termos de infoentretenimento, o CLS que testámos vem equipado com o sistema Audio 50 APS com navegação por mapa. Todas as fiunções de audio, navegação e informação podem ser controladas e consultadas no volante multifunções ou através do joystick colocado junto ao apoio de braços. A sua utilização é fácil e intuitiva.
O Mercedes CLS está disponível em duas motorizações Diesel (250 CDI com 204 cv e 350 CDI com 265 cv), ambas dotadas da caixa automática de 7 velocidades 7 G-TRONIC. A gasolina está disponível o motor V6 de 306 cv (CLS 350 BlueEFFICIENCY), assim como o potente CLS 63 AMG com 525 cv de potência.
Neste ensaio utilizámos o CLS 250 CDI BlueEFFICIENCY e ficámos muito bem impressionados. Apesar de ser o motor mais ‘pequeno’ da gama, os 204 cv de potência chegam perfeitamente, atingindo os 242 km/h de velocidade máxima e os 100 km/h em apenas 7,5 segundos. Equipado com sistema stop/start, este CLS 250 CDI apresenta números bem interessantes ao nível de consumo de combustível: 5,1 l/100 km (consumo combinado).
Em jeito de conclusão, resta-nos dizer que o Mercedes CLS é um bem conseguido exercício de design, do melhor que a marca germânica tem feito. Extremamente confortável, ágil e com um excelente comportamento, a versão 250 CDI está disponível desde 71.500 euros. O modelo ensaiado, com uma vasta lista de extras, custa 82.780 euros.
Preços outras versões:
CLS 350 CDI BlueEFFICIENCY – desde 84.700 euros
CLS 350 CDI BlueEFFICIENCY 4MATIC – desde 91.400 euros
CLS 350 BlueEFFICIENCY – desde 85.650 euros
CLS 63 AMG – desde 161.900 euros