O CX-5 já foi apresentado em Portugal e é a aposta da Mazda para entrar no cada vez mais competitivo segmento dos crossover compactos. Inspirado pela nova assinatura de design da marca, ‘Kodo – A alma em movimento’, o CX-5 mostra um interessante equilíbrio entre estilo e performance e é o primeiro modelo da Mazda a adotar na totalidade a tecnologia SKYACTIV, com motores, transmissões, carroçaria e chassis que destacam a sustentabilidade ambiental, o prazer de condução e a segurança.
Lançado esta primavera, o CX-5 apresenta um estilo arrojado e conjuga a robustez e a funcionalidade de um SUV com a vitalidade e a agilidade que caracterizam a Mazda. Uma das suas imagens de marca é a nova grelha dianteira com assinatura tipo ‘asa’, guarda-lamas dianteiros marcantes e as cavas das rodas salientes, que conferem a este modelo um espírito marcadamente desportivo. Os guarda-lamas traseiros contrastam com a forma vincada da seção traseira e vidros traseiros. É um carro elevado, que nos proporciona um bom vampo de visão, tal como podemos comprovar durante os quilómetros que percorremos ao volante do CX-5 na zona de Cascais.
A nível de interiores, deparamo-nos com um habitáculo sóbrio, com alguns pormenores de cariz desportivo, e onde predominam os materiais mais macios, nomeadamente, no painel de instrumentos e acabamentos das portas, que contrastam com o acabamento em cromado acetinado dos raios do volante e dos puxadores das portas. O volante e os controlos têm um desenho atrativo e são de fácil utilização.
Os bancos oferecem um bom suporte, mesmo nas viagens mais longas, e estão disponíveis em duas cores de pele ou tecido preto, consoante o nível de equipamento.
Os 2,7 metros de distância entre eixos, a maior deste segmento, confere ao CX-5 um habitáculo espaçoso para todos os ocupantes. O banco do condutor pode ser regulado eletricamente em oito posições e o rebatimento dos bancos traseiros permitem as mais variadas configurações, com função remota de alavancas localizadas na bagageira, que apresenta a capacidade de 503 litros, incluindo a sub-bagageira.
O novo CX-5 está também muito bem apetrechado em matéria de equipamento. Para além dos comendos no volantes, os controlos do sistema de navegação, baseado na tecnologia TomTom, e infoentretenimento estão também disponíveis na consola central, onde temos também disponível um ecrã táctil de 5,8 polegadas. Para além disso, podemos contar com um exclusivo sistema de som surround Bose, um sistema de climatização melhorado e um completo sistema de assistência ao estacionamento, que combina uma câmara de visão traseira com alertas sonoros e zonas de alerta à frente e atrás.
Falando agora da nova tecnologia SKYACTIV-D (Diesel), estes icluem dois motores e duas transmissões, equipados de série com o sistema i-stop. Falamos do SKYACTIV-D 2.2 de 150 cv e de 175 cv, este apenas disponível com tração integral. Quanto a consumos, em circuito combinado, a marca apresenta valores que vão dos 4,6 l/100 Km, para a versão de 150 cv e caixa manual de seis velocidades, aos 5,5 l/100 Km, para a versão de 175 cv, tração integral e caixa automática de seis velocidades.
E como não poderia deixar de ser, a Mazda aposta forte também ao nível dos equipamentos de segurança, que inclui diversas estreias, entre eles, o Smart City Brake Suppport, sistema que trava automaticamente o carro para evitar ou reduzir a severidade das colisões frontais a velocidades inferiores a 30 Km/h, ou o Lane Departure Warning System, que nos alerta para uma transposição involuntária da faixa de rodagem.
Destacamos ainda os faróis Bi-Xenon e o sistema que controla a pressão dos travões, prevenindo que o carro descaia num arranque em inclinação.
O CX-5 tem disponível três packs de equipamento e é comercializado nas versões Essence, Evolve e Excellence.
Quanto a preços:
– SKYACTIV 2.2 150 cv Essence, desde 31.455 euros
– SKYACTIV 2.2 150 cv Evolve, desde 33.955 euros
– SKYACTIV 2.2 175 cv (4×4) Excellence, desde 44.245 euros