Com o verão à porta, que tal um passeio organizado para observar aves? A empresa Birds & Nature promove o birdwatching na Zona de Proteção Especial de Castro Verde, Beja. O guia irá levá-lo aos mais concorridos locais de nidificação de aves, mas também a recantos secretos que só um especialista consegue encontrar.
Além do contacto com a deslumbrante paisagem semidesértica da zona de Castro Verde, este é um bom pretexto para apreciar a beleza e o comportamento das aves. Mas que aves vai avistar? Das cerca de 330 espécies observáveis no país, a maioria das pessoas procura as de grande porte, como as cegonhas e os flamingos. Mas são as raridades que o guia lhe vai mostrar que tornam esta atividade tão especial: a imponente abetarda, a mais pesada ave voadora da Europa; o sisão, “irmã” mais pequena da abetarda; a esquiva cegonha-preta, mais rara que a branca; a águia-imperial, a ave de rapina europeia em maior perigo de extinção; o gigante grifo; e ainda peneireiros-das-torres, tartaranhões e abutres-pretos.
Nos pequenos lagos poderá ter a sorte de observar os elegantes grous, as exóticas íbis-pretas, bem como os simpáticos galeirões e as garças. Pode ainda contar com a presença assídua dos coloridos abelharucos e rolieiros, dos misteriosos mochos-galegos e das pequenas mas barulhentas carriças.
A NÃO ESQUECER:
Onde dormir: Herdade da Malhadinha Nova, Herdade dos Grous, Vila Galé Clube de Campo, Monte da Quinta.
Onde comer: A Cavalariça, Adega Típica 25 de Abril, Gourmet da Malhadinha.
Mais informações: Um ‘tour’ privado fica por e280 por pessoa, com transporte incluído a partir de Lisboa, acompanhamento permanente de um guia e disponibilização de binóculos e telescópios. Conheça os restantes ‘tours’ no ‘site’ da Birds & Nature (http://birds.pt/).