Com ou sem capota, o Mercedes Classe E 250 CDI Cabrio é um automóvel com um indiscutível poder de sedução. É, sem dúvida, um dos descapotáveis mais elegantes do mercado, dono de uma silhueta ímpar, que desperta as atenções por onde quer que passe, independentemente da cor em que é proposto. A versão que testámos apresentava uma feliz combinação entre a carroçaria de pintura branco Calcite e a capota de lona vermelha. Capota essa, que pode ser aberta em andamento, desde que não se excedam os 40 km/h. Depois de carregarmos no botão situado junto ao apoio de braços resta-nos aguardar cerca de 20 segundos para podermos desfrutar de uma excelente experiência de condução a céu aberto, confortavelmente instalados num habitáculo que prima pela qualidade dos materiais utilizados. Os estofos em pele e os acabamentos em alumínio conferem-lhe um toque de requinte e o espaço é mais do que aceitável para quatro adultos, que têm à sua disposição vários compartimentos para arrumação de objetos. Quanto à bagageira, apresenta uma capacidade de 390 litros de volume útil, seja com a capota fechada ou aberta.
Logicamente que quem compra um descapotável procura desfrutar ao máximo da condução a céu aberto e foi a pensar nisso que os engenheiros da Mercedes Benz desenvolveram o AIRCAP, uma tecnologia inteligente que permite uma condução confortável durante quase todo o ano. Este sistema não é mais do que o aperfeiçoamento do convencional defletor de ar, que, através de um módulo de lamelas defletoras integradas na estrutura do tejadilho em combinação com um pequeno defletor entre os apoios de cabeça traseiros, faz com que os fluxos de ar passem por cima da cabeça dos ocupantes. As correntes de ar e os incómodos remoínhos de vento foram visivelmente reduzidos, tendo sido melhorada a comunicação entre os ocupantes da frente e traseiros, bem como a climatização. Este sistema pode ser ativado e desativado com o premir de um botão até uma velocidade de 160 km/h.
Também como opcional está disponível o sistema AIRSCARF, que aquece a zona da cabeça. Com o simples premir de um botão, o ar envolve os ombros e o pescoço do condutor e acompanhante, dando-nos a sensação de que temos um cachecol quente. Estes dois sistemas em conjugação com a climatização automática de série THERMATIC, de duas zonas, permitem-nos usufruir confortavelmente do modo descapotável mesmo nos dias mais frios.
Não é em vão que a palavra ‘conforto’ é utilizada tantas vezes, não fosse essa uma das prioridades máximas da marca. Este Classe E Cabrio está dotado de vários sistemas de entretenimento e navegação, todos incluídos no completo sistema multimédia COMAND Online (opcional disponível na viatura ensaiada), que combina as funções de navegação, áudio e telefone, apresentando todas as informações num ecrã a cores de 7 polegadas. Todos os elementos podem ser controlados através do controller disponível junto ao apoio de braços ou no volante multifunções.
Temos também à nossa disposição vários dispositivos de apoio à condução, entre eles, o sistema de estacionamento ativo, o assistente de limite de velocidade ou a câmara de marcha-atrás, que nos garante uma boa visibilidade ao efetuarmos manobras de estacionamento ou de marcha-atrás e transmite as imagens no ecrã central.
Em matéria de segurança, podemos contar com o Assistente Ativo de Faixa de Rodagem e Ângulo Morto, que, respetivamente, reconhece os tracejados brancos na estrada e nos alerta através de vibrações no volante quando desviamos involuntariamente a nossa trajetória e controla, através de radares, as zonas de ângulo morto à esquerda, direita e na traseira do veículo emitindo um sinal sonoro.
Destaco ainda o ATTENTION ASSIST, um sistema inovador utilizado em vários modelos da marca que reconhece o cansaço do condutor e nos alerta quando são detetados sinais evidentes de fadiga ou falta de concentração. É um sistema muito útil principalmente em viagens mais longas.
MOTORES
O Mercedes E Cabrio está disponível em três motorizações Diesel e três a gasolina, todas elas dotadas da tecnologia BlueEFFICIENCY, que combina excelentes performances com baixo consumo de combustível e inclui, entre muitas outras, a função ECO Start/Stop.
No caso da unidade ensaiada, o E 250 CDI BlueEFFICIENCY Cabrio, é apresentado um motor Diesel de 2143 cc com 204 cv de potência e caixa automática de 7 velocidades. É um motor seguro e preciso que nos permite atingir uma velocidade máxima de 240 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos. Quanto a consumos, a marca anuncia valores na ordem dos 5,5 l/100 km (consumo misto).
Este Classe E Cabrio é um automóvel que dá gozo conduzir, com um motor extremamente competente e uma posição de condução que não merece reparos. Alia de forma inteligente excelentes performances, consumos bastante aceitáveis e uma boa oferta de sistemas de segurança e auxílio à condução. Quanto a preços, o E 250 CDI Cabrio com caixa automática de sete velocidades está disponível desde 64.700 euros, sendo que a unidade ensaiada, contabilizando os vários opcionais, entre eles o Pack Desportivo AMG, apresenta um preço de 69.290 euros.
Preços do Classe E Cabrio com outras motorizações:
Diesel
220 CDI (170 cv e caixa manual) – desde 58.850 euros
220 CDI (170 cv e caixa automática) – desde 61.900 euros
250 CDI (204 cv e caixa manual) – desde 61.650 euros
350 CDI (265 cv e caixa automática) – desde 76.400 euros
Gasolina
200 CGI (184 cv e caixa manual) – desde 55.750 euros
200 CGI (184 cv e caixa automática) – desde 57.770 euros
250 CGI (204 cv e caixa automática) – desde 59.550 euros
350 CGI (306 cv e caixa automática) – desde 76.800 euros
SAIBA MAIS SOBRE O MUNDO AUTOMÓVEL NO SITE DA REVISTA VOLANTE