Foi um dos nomeados para Carro do Ano/Troféu Essilor Volante de Cristal, acabou entre os cinco finalistas, e desde a sua apresentação, no Salão Automóvel de Genebra de 2011, que o Hyundai i40 tem recebido excelentes críticas por parte da imprensa especializada, motivos mais do que suficientes para que tivesse bastante curiosidade em conduzir esta carrinha, modelo de topo da marca coreana. E, de facto, não foram necessários muitos quilómetros para confirmar as minhas boas expectativas. Com um design exterior bastante agradável, um habitáculo confortável e com bons materiais, inúmeros equipamentos tecnológicos e de segurança e preços competitivos, o Hyundai i40 reúne atributos para ter sucesso no competitivo segmento das carrinhas, um dos mais fortes em Portugal.
Apesar de ser um automóvel familiar, e espaço é coisa que não lhe falta, a carrinha i40 tem um estilo desportivo, muito por causa da sua silhueta esguia e aerodinâmica. O interior é, de facto, muito espaçoso, oferecendo uma das melhores dimensões do seu segmento, o que se traduz numa boa experiência a nível de conforto para todos os ocupantes, mesmo nas viagens mais longas. A capacidade de carga da bagageira também impressiona, com 534 litros com os bancos abertos e aumentanto para 1700 litros com os bancos traseiros rebatidos e carga até ao tejadilho. O acesso à mala é o mais baixo do seu segmento, o que facilita a carga, e o piso da bagageira está equipado com dois úteis carris que podem receber divisórias.
Outra das atrações desta carrinha é o nível de equipamento que oferece, desde o sistema inteligente de assistência ao estacionamento ao alerta para a transposição inadvertida da faixa de rodagem, dependendo da versão. Destaco também o sistema de navegação e câmara retrovisora equipada com uma lente grande angular, disponíveis no ecrã LCD da consola central, onde podemos controlar tudo o que se passa no i40. O conforto é maximizado através de itens como bancos dianteiros e traseiros aquecidos, volante com aquecimento, bancos traseiros reclináveis ou o novo sistema de auto-desembaciamento do pára-brisas. O Hyundai i40 pode também estar disponível com tecto de abrir panorâmico.
Seja em cidade, auto-estrada ou percursos mais sinuosos, a i40 é bastante agradável de conduzir, com motores que apresentam uma excelente capacidade de resposta. Experimentámos a versão Diesel 1.7 CRDi, que está disponível com 115 e 136 cv de potência, com caixa manual de seis velocidades. No entanto também existe a opção da caixa automática, onde podemos optar pelo modo totalmente automático ou Sport. Quando equipado com transmissão automática, o Hyundai i40 apresenta de série o cruise control e o Active Eco System, que nos alerta em relação à eficácia ecológica da nossa condução. Quanto a consumos, este motor a gasóleo apresenta valores entre os 4,5 e os 5,1 l/100 Km (consumo combinado).
Está também disponível um motor 1.6 a gasolina com 135 cv de potência e um consumo combinado na ordem dos 6.0 l/100 Km.
Todas as versões estão equipadas com o sistema Stop&Start.
E depois de tudo isto, resta dizer que o Hyundai i40 apresenta preços bem competitivos para o segmento onde está inserido. Vejamos:
i40 1.6 GDI 135 cv – desde 23.990 euros
i40 1.7 CRDi 115 cv – desde 27.250 euros
i40 1,7 CRDi 136 cv – desde 31.990 euros
A nível de equipamento, estão disponíveis os Pack’s opcionais Blue Confort, Style e Premium.
Algo a ter são os 5 anos de garantia ilimitada que a marca oferece.