Estreou-se como atriz na SIC, em 2002, com a novela O Olhar da Serpente. Desde então, Sandra Celas tem dado vida a várias personagens, não só em televisão mas também em teatro e cinema. O ano passado fez dois telefilmes, O Outro Lado da Mentira, de António Figueirinhas, e Noite de Paz, de Jorge Cardoso, e este ano entrou em duas curtas-metragens para o programa Fá-las Curtas, da RTP2: Belarina, de Sérgio Barbosa e Vítor Carmo, e Igual a Ti, de Miguel Cravo e Vasco Rosa. Casada com o artista plástico António Jorge Gonçalves, o mundo da atriz, de 37 anos, enriqueceu com o nascimento da filha, Miranda, hoje com três anos. “A experiência da maternidade é absolutamente maravilhosa e impagável”, afirma.
O Restaurante – A Colmeia
No Chiado. É um restaurante vegetariano, um dos primeiros de Lisboa. Não é sofisticado, mas pode-se comer uma refeição vegetariana saudável e deliciosa (talvez por ser feita com muito amor pela D. Ema, cozinheira e proprietária). E o preço é muito simpático.
O Bar – Esplanada do Povo
No Cais do Sodré. Tem uma ótima atmosfera e bons petiscos.
O CD – Tindersticks, Darko e Amélia Muge
Aqui tenho de falar de três! O último disco dos Tinderstiks, Chocolate, talvez seja um pouco invernoso, mas é magistral! O segundo é o Darko, o primeiro trabalho a solo do Zé Manel, com o qual canto um dueto. Por último, Periplus – Deambulações Luso-Gregas, de Amélia Muge e Michales Loukovikas.
O Espetáculo – “Othello”
Othello, de Shakespeare, da companhia inglesa Cheek by Jowl, que vi em 2004 no CCB. Às vezes é difícil o teatro arrebatar-nos como faz o cinema ou a televisão ou a música. Esta peça conseguiu levar-me ao êxtase. Como é que isso é possível, ainda para mais com um enredo já conhecido?
O Livro – “As Luzes de Leonor”
De Maria Teresa Horta. Um romance que gira em torno da figura fascinante da marquesa de Alorna. Há muito que um livro não me arrebatava assim.
O Fim de semana – Barcelona
A visitar museus e frequentar esplanadas.
O Hotel – Bolgatti Palace Hotel, Cochim, Índia
Faz parte da lista de sítios que quero habitar quando fizer a minha e tantas vezes adiada grande viagem à Índia.
A Viagem – Cuba
A última grande viagem que fiz: seis semanas a viajar de mochila às costas, há quase quatro anos. Uma experiência intensa que me deixou saudades.
A escolha de… Sandra Celas
Após uma experiência de três anos como jornalista, Sandra Celas encontrou o seu caminho no mundo da representação, onde assume sentir-se mais feliz.