Não restam dúvidas de que a Renault mostrou uma boa dose de ousadia ao lançar o Twizy. Este pequeno veículo elétrico de dois lugares é incomparável e conduzi-lo revela-se uma agradável e divertida surpresa, até porque após alguns dias ao volante percebemos que é uma excelente opção para o dia-a-dia, principalmente quando o usamos para uma condução maioritariamente citadina. De facto, o Twizy é isso mesmo: um veículo citadino por excelência e que tem na mobilidade um dos seus principais atributos.
Com o seu design inovador, o Twizy é incapaz de passar despercebido e é curioso verificar a quantidade de pessoas que se aproximam dele quando o estacionamos. Convém referir que é bastante fácil de estacionar, já que mede apenas 2,38 metros de comprimento e 1,39 metros de largura. Embora possa não parecer, é confortável e seguro, apresentando cintos de segurança integrais e airbag.
Depois de abrirmos as portas, ao estilo Lamborghini, verificamos que o habitáculo apresenta apenas o indispensável e que não existe bagageira, mas apenas alguns compartimentos para arrumação de objetos no tablier. Os comandos são básicos e a nível de acabamentos imperam os plásticos. O rádio não vem de série, assim como o desembaciador do vidro dianteiro. Entre os acessórios disponíveis, destaco o banco elevatório para crianças com mais de 15 Kg de peso, a capa protetora para condutor e passageiro, sistema de auxílio ao estacionamento traseiro, sistema de navegação ou o alarme antielevação, para prevenir surpresas por parte dos amigos do alheio.
E porque as portas do Twizy não têm vidro e o inverno está à porta, a Renault apresentou recentemente um sistema de fecho das portas. Sem o auxílio de qualquer ferramenta, este sistema monta-se em cerca de cinco minutos, mantendo inalterada a carroçaria e protegendo o habitáculo contra as intempéries.
O Twizy é um veículo 100% elétrico e para o carregarmos na totalidade bastam três horas e meia numa tomada domética normal. A autonomia é de cerca de 80 km, podendo aumentar ou diminuir ligeiramente, dependendo do nosso estilo de condução.
Está disponível em duas versões. Uma mais potente, que foi a que experimentámos, e para a qual é nesessária carta de condução de categoria B, e outra para a qual basta possuir carta de categoria B1, possível de tirar a partir dos 16 anos (Twizy 45). Esta versão tem apenas 9 cv e uma velocidade máxima limitada a 45 Km/h. A versão mais potente tem 17 cv e atinge uma velocidade máxima de cerca de 80 Km/h. Em qualquer um dos casos, o aluguer da bateria tem um valor mensal de 50 euros. Seja qual for a versão, o Twizy não pode circular em autoestradas.
Quanto a preços, o Twizy 45 está disponível desde 6.990 euros, enquanto a versão mais potente apresenta um preço inicial de 7.690 euros.