Situada na Indonésia, entre Java e Lombok, a ilha de Bali é o principal destino turístico do país. Banhada pelo Oceano Índico e rodeada por corais, possui montanhas verdes luxuriantes e oferece, a sul, praias de areia branca que são a perdição dos surfistas e, a norte, praias de areias negras, pois a ilha é de origem vulcânica. Sempre idealizei Bali como um destino exótico de exceção, mas, confesso, a desilusão foi imensa, pelo mau tempo, trânsito caótico e praias cheias de gente. Ainda assim, entre montanhas, passeios pelos arrozais, visitas a templos, compras e alguma praia, acabei por reconhecer os encantos de alguns lugares que são de facto bonitos.
Comecei por ficar na cidade de Ubud, importante polo artístico e cultural que, por ser um sítio de montanha, tem uma vegetação intensa, de uma beleza rara e exuberante. Quanto aos passeios por entre os arrozais da região de Tabanan foram a maior emoção visual que tive, pelo verde vivo e translúcido dos pés de arroz semeados em sucessivos patamares e que refletem brilhos intensos dados pelo sol e a água.
As tardes quentes e por vezes chuvosas apelaram a algumas sestas e a banhos na piscina do hotel, guardando o fim do dia para descobrir Ubud e ficar a conhecer o belíssimo artesanato, as galerias de pintura e ainda os melhores restaurantes locais. Momentos altos foram, também, as visitas ao templo Kintamani, situado perto do vulcão e do lago Batur, o passeio pela Floresta dos Macacos Sagrados e a visita ao templo de Tanah Lot, construído sobre uma rocha ao largo da costa ocidental de Bali.
Seguiram-se dias de praia numa casa linda, que valeu tudo, na região de Jimbaran, na ponta sul da ilha. Ali, descobri praias famosas como Padang Padang, cenário do filme Comer, Orar e Amar, com Julia Roberts, e Namus Beach, que oferece maior privacidade.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A KLM voa diretamente para Bali a partir de Amesterdão.
Onde Ficar: Ubud é um lugar de visita obrigatória e a sul tem as melhores praias, entre Jimbaran e Seminyak.
Idioma: O inglês é compreendido nos locais mais importantes e turísticos.
Moeda: Rupia (1 euro = 1200 rupias). Leve cartões de crédito.
Clima: Quente e húmido, mais fresco nas montanhas.
Obrigatório: Passaporte válido por mais de seis meses e visto a adquirir à chegada.