Veja AQUI o vídeo
Qualquer semelhança entre o novo Mercedes Classe A e a versão anterior é pura coincidência! Esta pode parecer uma frase feita, mas a realidade é que o modelo mais compacto da marca germânica foi alvo de uma verdadeira revolução e mostra-se apto para dar cartas no segmento dos compactos premium, até aqui ‘ocupado’ pelo BMW Série 1 e pelo Audi A3. As formas de pequeno monovolume fazem, definitivamente, parte do passado e parecem não restar grandes dúvidas de que o novo Classe A é agora mais consensual entre o público masculino, uma vez que a versão anterior era bastante apreciada pelas mulheres. Com uma carroçaria 18 cm mais baixa, esta nova versão apresenta um design mais jovem e desportivo e uma silhueta que dá nas vistas pela sua elegância e linhas fluídas. Quando equipado com a linha de design AMG Sport (2.398 euros), o Classe A torna-se ainda mais irresistível, principalmente para quem gosta de pormenores mais desportivos, tais como a grelha do radiador prateada e os dois tubos de escape. Por dentro, destaque para os bancos desportivos em pele, volante multifuncional, painéis do tablier com aparência de fibra de carbono e pedais desportivos. O teto de abrir panorâmico em vidro (894 euros) é uma opção que embeleza o carro e torna o seu interior bem mais luminoso. Comprovámos estes dois opcionais no Classe A 180 CDI BlueEfficiency que testámos.
Se no exterior as mudanças estão à vista, o mesmo acontece num interior onde tudo é novo e onde a qualidade está ao nível daquilo a que a Mercedes nos tem habituado. Foi dada especial atenção aos pormenores e à escolha dos materiais. Existem três variantes de bancos e uma grande variedade de tecidos e cores, que nos permitem várias opções de personalização. A posição de condução é bastante boa e permite desfrutar da excelente dinâmica do automóvel, principalmente quando pisamos um pouco mais o acelerador. Quanto ao espaço interior, não destoa muito dos seus concorrentes. Apenas saliento que os lugares traseiros, apesar de terem capacidade para três ocupantes, são mais adequados para duas pessoas. A bagageira é que fica um pouco aquém da concorrência, já que apresenta uma capacidade de 341 litros.
A nível de equipamento, o novo Classe A também vem muito bem apetrechado. O sistema de navegação e multimedia está agora disponível num ecrã em forma de tablet, onde nos são disponibilizadas as mais variadas informações sobre o veículo. Entre os sistemas de auxílio à condução e segurança, destaco o Attention Assist, que deteta sinais de fadiga por parte do condutor, o Collision Prevention Assist, que previne colisões até 130 Km/h, ou o Assistente de Faixa de Rodagem ou Deteção de Ângulo Morto.
Para além de todas as inovações a nível de design, uma das grandes novidades é a utilização no A 180 CDI do motor 1.5 dCi da Renault. Uma opção que poderá parecer estranha, mas que se percebe quando olhamos para o preço e para os valores dos consumos: 5,8 l/100 Km. Com 109 cv de potência, este motor não compromete em nada a qualidade geral do carro, que, com caixa manual de seis velocidades, atinge uma velocidade máxima de 190 Km/h e acelera até aos 100 Km/h em 11,3 segundos.
O novo Classe A 180 CDI está disponível desde 27.900 euros. A versão ensaiada apresenta um valor de 38.359 euros.