Com 36 anos de vida, o Ford Fiesta é o automóvel do seu segmento
mais vendido na Europa. Desde o seu lançamento, em 1976, já foram
vendidas mais de 15 milhões de unidades e esta nova versão chega a
Portugal já no final deste mês. O lançamento oficial no nosso país
está previsto para o próximo dia 24 de janeiro, mas já tivemos
oportunidade de conduzir o novo Fiesta nas estradas da região de
Roma.
As novidades a nível de
design são várias. No exterior, destaca-se a nova grelha
dianteira com faróis de luzes de circulação diurna e tecnologia
LED, assim como o novo capô, que lhe confere um aspeto mais
‘musculado’. Toda a gama terá disponíveis jantes de liga leve de 17
polegadas.
Não há dúvidas de que o Fiesta está muito mais interessante a
nível estético e possui atributos que normalmente só estamos
habituados a encontrar em veículos de segmento superior.
O habitáculo também apresenta uma grande evolução, tanto ao
nível da qualidade dos materiais como em termos de ergonomia. O
novo Fiesta tem agora disponível um monitor central de 5 polegadas
a cores que integra o sistema de navegação, uma novidade neste
modelo. Falando de conforto, salientamos os novos assentos, que
exibem agora novos revestimentos, que vão do couro de alta
qualidade ao couro parcial e tecido. Sempre úteis são também os
vários espaços de arrumação que podemos encontrar no interior.
A nível de motorizações a Ford aposta forte no novo Fiesta,
mas parece-nos óbvio que o bloco que melhor assenta neste modelo é
o premiado 1.0 EcoBoost a gasolina, de 100 e 125 cv, com valores de
consumo de combustível a partir dos 4,3 l/100 Km. No total, o novo
Fiesta estará disponível em sete motorizações, entre gasolina e
diesel (1.5 TDCi 75 cv e 1.6 TDCi 95 cv). Todas as versões icluem o
sistema Auto-Stop-Start e EcoMode. De salientar que as sete
motorizações apresentam emissões de CO2 abaixo das 100 g/Km.
Neste primeiro contacto com o Fiesta tivemos também
oportunidade de ficar a conhecer as várias opções tecnológicas
agora disponíveis no Fiesta:
O sistema MyKey, uma estreia a nível europeu, permite aos pais
aplicar determinadas restrições aos jovens condutores, como por
exemplo, limitar a velocidade máxima ou reduzir o volume máximo do
áudio.
Outra novidade é o sistema SYNC com assistência de emergência.
Em caso de acidente, este sistema envia uma mensagem pré-gravada
para os sistemas de emergência do país onde estamos. Está preparado
para o fazer em 26 línguas diferentes, faladas em 40 regiões da
Europa.
O novo Fiesta tem também disponível o sistema de travagem ativa
em cidade, o que também é inédito num veículo do segmento B.
Em Portugal o novo Fiesta estará disponível em três níveis de
equipamento: Trend, Titanium e Titanium X. No lançamento estará
também disponível a versão First Edition, que assenta na versão
Trend.
Os preços de comercialização ainda não foram revelados pela
Ford.