O novo Renault Clio surpeende de imediato pelo seu
design. Pretende continuar a saga de sucesso dos seus
antecessores, mas sem ficar agarrado ao passado. Aliás, este novo
modelo encarna na perfeição a renovação em termos estéticos da
marca francesa, com automóveis que apelam mais à emoção e que não
passam despercebidos a quem com eles se cruza.
Com uma frente muito mais agressiva,
onde se destaca o logotipo de grandes dimensões e as óticas com
contornos cromados e faróis diurnos LED, e uma traseira muito mais
musculada, o novo Clio não esconde o seu cariz desportivo,
acentuado pela total integração das pegas das portas traseiras no
pilar. Importa salientar que apenas existe a versão de 5 portas, ao
contrário do que acontecia com as gerações anteriores, e está
disponível em oito cores diferentes, que podem ser conjugadas com
vários elementos personalizáveis, entre eles, as capas dos
retrovisores, a saia do pára-choques traseiro, as cores das jantes
ou as proteções inferiores das portas.
Também no seu interior existem inúmeros elementos
personalizáveis, desde o painel de bordo ao volante, da base da
alavanca da caixa de velocidades ao revestimento dos bancos. O
habitáculo é mais amplo e há espaço suficiente para os ocupantes,
tanto à frente como atrás. A ausência de apoio de braços nos
lugares traseiros faz com que viajar no lugar central não seja
assim tão incómodo como seria de esperar num carro destas
dimensões. A bagageira apresenta uma capacidade de 300 litros, mais
12 do que na geração anterior, e existem vários compartimentos para
guardar objetos. A nível de acabamentos, imperam as aplicações em
cromado e preto brilhante, todas elas de boa qualidade. Nota-se,
aliás, que o bom toque dos materiais utilizados foi uma preocupação
por parte dos
designers que conceberam este novo Clio.
O painel de instrumentos também é totalmente novo e de fácil
utilização e os bancos são bastante confortáveis, mesmo nos
percursos mais longos.
Para além dos vários elementos já referidos, o habitáculo do
novo Clio é dominado pelo ecrã tátil de 7 polegadas que serve de
base ao inovador sistema Renault R-Link, uma espécie de tablet
integrado que faz a ponte ente o automóvel e a conectividade que
quase já ninguém dispensa nos dias que correm. Este sistema inclui
a tecnologia de navegação TomTom, ou o acesso a uma função de
eco-condução avançada, o Driving Eco, que analisa o comportamento
do condutor e fornece as indicações apropriadas para a obtenção de
consumos mais reduzidos.
Para além do R-Link, disponível em algumas versões, existe também o sistema Media Nav, que integra igualmente um ecrã tátil de 7 polegadas e inclui o rádio e tecnologia Bluetooth.
O novo Renault Clio pode também estar equipado com câmara de
marcha-atrás e está disponível em três níveis de equipamento:
Confort, Dynamique S e Luxe.
Falando agora de motores, o novo Clio chegou ao mercado com
motorizações a gasolina e diesel, e ambas conjugam prazer de
condução com baixos consumos.
Na gasolina existem dois novos motores Energy TCe, um com 90 cv
e outro com 120 cv. O TCe 90 tem a particularidade de ser o
primeiro motor de 3 cilindros turbo produzido pela Renault a
equipar um Clio. Trata-se de um motor com 899 cc, com sistema Stop
& Start, e performances equivalentes a um 1.4. Os consumos
combinados na ordem dos 4,3 l/100 Km são, sem dúvida, valores bem
interessantes.
Neste ensaio coube-nos um Clio equipado com o motor Energy
1.5 dCi Diesel de 90 cv, também equipado com o sistema Stop &
Start. Este é um motor que responde muito bem e que me parece
bastante adequado ao novo Clio. A marca anuncia consumos na ordem
dos 3,2 l/100 Km, mas parece-me que o valor ficará mais perto dos
5,0 l/100 km.
A nível geral, parece-me que o novo Clio tem tudo para
continuar o sucesso das suas anteriores gerações. É um carro
bastante apelativo esteticamente, com um bom nível de qualidade ao
nível da construção e acabamentos e apresenta preços muito
interessantes. Não é de estranhar que esteja entre os seis
finalistas da edição deste ano do Carro do Ano/Troféu Essilor.
Preços:
Clio TCe 90 – desde 13.800 euros
Clio dCI 90 – desde 17.300 euros

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