Marrocos cheira a mar, fruta e especiarias, temperado com o vento do deserto! Um país que recebeu tantas culturas, dos romanos aos portugueses, dos berberes aos árabes, devolve-nos hoje, com sabedoria, essa riqueza histórica. O norte do país brinda-nos com belíssimas cidades como Ceuta, Tânger, Tétouan, Fez ou Chefchaouen – também designada Chaouen –, sobre a qual nos debruçamos aqui.
Situada a cerca de 100km a sul de Ceuta, esta é a cidade do azul glaciar. Num misto de cores, imperam o branco e esse azul mágico, que lhe dá uma aura única. Fundada em 1471 pelo mulay Ali Ben Rachid, fica num enclave de montanhas que lhe permitiu dominar a rota mercantil entre Tétouan e Fez, bem como foi a base da resistência às invasões portuguesas da época. Hoje, acolhe os portugueses de braços abertos e tornou-se um destino turístico muito procurado em Marrocos, sobretudo no verão, embora a praia fique a cerca de um hora de carro.
Há um encanto especial em percorrer as ruas estreitas, subir degraus sem fim e observar detalhes que se escondem em cada porta, janela ou recanto. As cores, os cheiros e os sabores do chá e das especiarias misturam-se nos mercados, por onde apetece passear e ‘sentir’ a vida pura e simples desta cidade. O comércio típico é, aliás, um dos grandes atrativos de Chefchaouen, com destaque para o artesanato e os têxteis.
Na hora das refeições, pode optar pelo incontornável cuscuz, mas vale sempre a pena provar o perfumado tajine, seja de borrego, vaca ou peixe, cozinhado num recipiente de barro, com legumes e outras verduras, amêndoas e ameixas, envolvido em canela ou açafrão. E para mergulhar inteiramente no espírito marroquino, o melhor alojamento é um riad, casa tradicional marroquina (ou palácio) com um jardim interior. Mas há variadíssimos hotéis à disposição, tanto dentro como fora da medina.
A NÃO ESQUECER:
Como ir: De carro até Cádiz, apanhando depois o “ferry-boat” para Ceuta e daí seguindo novamente de carro; de avião, através da Royal Air Maroc, para Marraquexe.
Idioma: Árabe e francês
Moeda: Dirham marroquino (1 euro equivale a 11,36 MAD)
Capital: Rabat
Clima: O norte de Marrocos é muito húmido e chuvoso durante o inverno. No verão, o clima é seco e bastante quente, atingindo temperaturas muito elevadas
Informações úteis: Caso pretenda ir de carro, convém não esquecer que os habituais seguros portugueses não são válidos em terras marroquinas e não é permitido entrar em Marrocos com um carro alugado em Portugal.