Esqueço por momentos os problemas
do dia-a-dia e preparo a alma para descobrir as virtudes e os defeitos deste
modelo.
Ao
entrar a bordo do Classe E BlueTEC Hybrid consigo encontrar facilmente a
posição ideal de condução, verifico a posição dos espelhos retrovisores,
liberto o travão de mão. A ausência de ruido no rolamento da carroçaria é
impressionante. O motor diesel é um 4 cilindros com 2.143 centímetros cúbicos,
com 204 CV de potência, e um generoso binário de 500 NM,
disponível logo desde as 1.500 rpm. O motor elétrico possui 28 CV alimentado
por uma bateria de iões de lítio com 20 kw. O Mercedes Classe E Hybrid
pode funcionar exclusivamente em modo elétrico durante um percurso máximo de 1
km. Consegui chegar aos 40 km hora em modo exclusivamente elétrico, em reta, a
dosear o acelerador com mestria. Além da forma como o carro pisa a estrada, o
chassis é excelente, fiquei agradavelmente surpreendido com os consumos. Fiz
praticamente 400 km ao volante, em estrada nacional e autoestrada, e consegui
um consumo médio de 5,5 litros aos 100 km. Claro que se pisar o acelerador, a
média sobe rapidamente para os 8 litros. A informação relativa ao funcionamento
do sistema hibrido é bem visível nos manómetros.
A
caixa de sete velocidades 7G – tronic está bem escalonada, as passagens de
caixa acontecem no regime ideal, tanto em aceleração como nas reduções.
Espaço e conforto a
bordo
No
interior, destaque para o painel de instrumentos, com três grandes mostradores
alojados numa consola onde é bem visível toda a informação necessária. O Classe
E tem disponíveis diferentes equipamentos tecnológicos: o sistema de prevenção
de colisões, o funcional e útil alerta de manutenção na faixa de rodagem, o
sistema de assistência no caso de deteção de peões ou automóveis.
O
estilo interior dos Mercedes-Benz continua a ser o maior ponto de discórdia.
Alguns amigos não gostam da utilização de certos materiais. Referem as
imitações de madeira, em algumas versões, na parte inferior do tablier e nas
portas, a opção pelo relógio analógico em vez de um digital, criticam o design
do ecrã multifunção onde visualizamos o sistema de navegação, estações de
rádio, telefone, etc. Gostos não se discutem! O que é consensual é o espaço, o
conforto a bordo. É possível transportar três adultos nos lugares traseiros. A
capacidade da bagageira é de 505 litros.
O
preço do Mercedes Classe E 300 BlueTEC Hybrid que vê nas fotos é de 70,776
euros. É importante referir que, neste caso, a unidade de ensaio possui oito
mil euros de opcionais. Na minha opinião, o Classe E Hybrid ganha uma nova alma
com este pack desportivo AMG.