O luxo e o bom gosto são dois elementos em destaque no XF
Sportbrake. É uma carrinha exclusiva, espaçosa, confortável, que oferece de
série muito equipamento de segurança e conforto. As rivais diretas são a Audi
A6 Avant, BMW Série 5 e Mercedes Classe E.
A Jaguar
debateu-se durante muito tempo com o valor de retoma algo modesto dos seus
modelos. A marca demorou muito a equipar os seus automóveis com um motor diesel
competitivo, por outro lado, alguns modelos da gama como o S-Type tinham
tendência para um envelhecimento estético precoce.
Os ventos de
mudança sopraram com maior intensidade a partir do lançamento do Jaguar XK de
2005/2006. O motor diesel 2.2 de 200 CV de potência contribuiu bastante para
dar a volta a um cenário comercial complicado. A gama atual da Jaguar confirma
um apurar de forma em termos estéticos, o novo F-Type não deixa ninguém
indiferente. Por outro lado, os concessionários partilhados com a Range Rover,
o novo espaço da Carclasse, na Avenida Marechal Gomes da Costa, o centro de
assistência autorizado, situado na Alameda dos Oceanos (Parque das Nações) e o
concessionário na Delfim Ferreira, no Porto, refletem bem o caminho que a marca
pretende seguir no nosso país.
O XF Sportbrake
é enorme (cinco metros de comprimento). A bagageira disponibiliza uma
capacidade de carga de 1.660 litros. O habitáculo é luxuoso. O pormenor da
abertura automática do sistema de ventilação quando ligamos o carro é
delicioso. No caso da versão que vê nas imagens, a iluminação ambiente em
fósforo azul realça os interruptores.
O travão de
estacionamento é elétrico. O volante em couro integra botões para o controlo de
velocidade de cruzeiro que é muito fácil de utilizar. Pode também escolher a
fonte áudio – faixas de CD, estações de rádio ou funções num leitor de MP3. Com
oito opções de revestimento interior, o habitáculo do XF dispõe de uma gama de
opções que podem ser personalizadas para ir ao encontro dos clientes mais
distintos.
A carrinha é
imponente. O comportamento dinâmico é excelente. Ao volante, no caso deste
motor 2.2 com 200 CV de potência, temos debaixo do pé um binário de 450 Nm, um
bom auxílio, por exemplo, em algumas ocasiões quando chega a altura de
ultrapassar. Tudo acontece com relativa tranquilidade até ao momento em que
pisamos no acelerador com maior vivacidade, neste caso, a média descola
rapidamente dos oito litros que fiz de média. A caixa de oito velocidades
automática é controlada através de um seletor rotativo cromado que sobe após o
condutor carregar no botão Start. Um sistema idêntico ao que encontramos, por
exemplo, no Range Rover Evoque. O Jaguar Drive Control oferece dois modos
adicionais adequados às preferências de condução. O modo dinâmico recalibra
instantaneamente a capacidade de resposta do motor. O sistema dinâmico
adaptativo proporciona um equilíbrio entre uma condução confortável e um
controlo desportivo. O sistema monitoriza continuamente a velocidade, a
direção e os movimentos da carroçaria do XF, analisando a resposta da suspensão
pneumática traseira auto-niveladora e variando o amortecimento para se adaptar
às condições, seja em curvas, ou para viajar em velocidade cruzeiro na
autoestrada. O sistema calcula a resposta adequada da suspensão 500 vezes por
segundo
A direção
assistida Servotronic de relação variável do XF Sportbrake torna o
estacionamento e as manobras mais fáceis. Quando o Controlo da velocidade de
cruzeiro adaptativo (ACC) está ligado, um radar instalado no para-choques
dianteiro monitoriza o veículo que segue à frente e, se este abrandar, o
sistema abranda automaticamente a carrinha para manter uma distância constante.
Muito útil para descansar o pé! Assim que a estrada fica livre, repõe a
velocidade predefinida para o automóvel. O radar opera também um alerta de
avanço, que emite um aviso sonoro para alertar o condutor caso o trânsito em
frente abrande rapidamente ou se outro veículo se deslocar para a mesma faixa.
O monitor de ângulo morto, disponível como opção no XF Sportbrake, utiliza um
radar para eliminar as incertezas que podem surgir na mudança de faixa. Um
ícone de aviso amarelo é apresentado no retrovisor exterior quando o sistema
deteta veículos que não é possível observar diretamente ou através dos
espelhos. Em simultâneo, os gráficos no ecrã táctil indicam a posição do objeto
em relação ao veículo. O Jaguar 2.2 Diesel Luxury Sportbrake mais acessível
custa 59.130 euros.
Motores: Ao volante do Jaguar XF Sportbrake
A Jaguar XF Sportbrake é uma verdadeira carrinha dois em um! Durante a manhã é possível dar um passeio com as crianças, transportar as bicicletas, depois, ao final do dia, estacionamos junto da passadeira vermelha e assistimos aos Globos de Ouro.