O novo Leon ST, a versão familiar
do compacto da Seat que têm vencido vários comparativos na imprensa
especializada, é o terceiro membro da família Leon.
Com um comprimento de 4,54
metros, o volume da mala é de 587 litros, que pode ir até aos 1.470 litros
com o encosto dos bancos traseiros rebatidos.
A versão de acesso à gama
pesa 1.233 quilos, apenas mais 45 kg que o Leon de 5 portas. A parte
traseira foi esticada 27 centímetros, enquanto que a maior inclinação do
vidro traseiro, o ligeiro arqueio do tejadilho e uns ombros marcados
realçam a presença do novo modelo da marca. Por outro lado, os faróis
integrais de LEDs em combinação com os grupos ópticos traseiros, também em
LEDs, acentuam a elegância do novo modelo.
Motores para todos os gostos
O novo ST conta com uma gama de
propulsores muito parecidos com a do Leon 5 portas e do Leon SC. A oferta
de motores a gasolina engloba um leque alargado de potências. Os clientes podem
optar por duas variantes do propulsor 1.2 TSI: um com 86 CV e o outro
com 105 CV de potência. Equipado com o sistema Start/Stop e a função de
recuperação de energia, o motor de 105 CV consegue consumos, de acordo as
primeiras informações avançadas pela marca, 4,9 litros aos 100 km e as
emissões situam-se nos 114 g/km. Os 1.4 TSI que desenvolvem 122 e 140
CV consomem 5,3 litros aos 100 km. O exponente máximo da oferta a gasolina
é o propulsor 1.8 TSI, que desenvolve 180 CV de potência e 250 Nm de
binário.
A gama de propulsores TDI CR
apresenta potências que vão desde os 90 CV aos 184 CV. O motor de acesso é
o 1.6 TDI CR com 90 CV de potência e um binário de 230 Nm. O 2.0 TDI CR
com 150 CV de potência e 320 Nm de binário. Não posso deixar de chamar a
atenção para o propulsor 2.0 TDI CR de 184 CV de potência e 380 Nm de
binário, disponível exclusivamente na versão FR.
Controlo de Chassis Adaptativo DCC e Cruise Control Adaptativo
ACC
No caso da versão FR, a Seat
oferece a última geração de Controlo de Chassis Adaptativo DCC com três
modos distintos de condução que se podem escolher mediante o Seat Drive
Profile. O Pacote Dinâmico opcional inclui DCC e direção progressiva que,
em função da velocidade do automóvel, facilita as manobras de
estacionamento e permite conduzir por estradas mais sinuosas com mais
intensidade.
O Seat Leon ST estreia o Cruise
Control Adaptativo ACC no pacote de sistemas de assistência ao condutor.
Este sistema utiliza sinais de radar para manter a velocidade desejada a
uma distância de segurança predeterminada, acelerando e desacelerando
o veículo de modo automático dependendo do trânsito. Pode estabelecer-se
uma velocidade de cruzeiro entre 30 e 160 km/h. O controlo inteligente de
velocidade ACC pode usar-se de forma indistinta com uma caixa de
velocidade manual ou DSG.
O novo Leon ST apresenta uma
longa lista de avanços tecnológicos na matéria de assistência ao condutor
que inclui um travão multicolisão de série, detector de fadiga, assistente
de máximos e assistente de faixa de rodagem.
O preço da nova carrinha ainda
não foi divulgado. De qualquer forma, apenas como referência, a berlina mais
acessível da nova gama Leon com o motor 1.2 a gasolina custa 17.477
euros.
O novo Leon ST chegará ao mercado
no final deste ano de 2013.
Motores: Novo SEAT Leon ST
A concorrência que se cuide! No final do ano chega a Portugal a nova carrinha Leon. Uma relação preço/equipamento competitiva e uma qualidade de constução acima da média. Argumentos importantes que prometem agitar um mercado que vive dias muito complicados