A Mercedes-Benz lançou o desafio e centenas de fãs e praticantes de golfe participaram na competição internacional, submetendo as suas ideias para um carro de golfe futurista. Um júri selecionou as melhores contribuições e assim nasceu o Mercedes-Benz Vision Golf Cart, que combina o design da marca com a funcionalidade de um carro de golfe.
Alimentado por uma bateria que é carregada continuamente por um módulo solar integrado no tejadilho. É também possível o carregamento manual, tal como num carro de golfe convencional. O veículo é controlado através de um inovador joystick montado na consola central, o que faz com que qualquer passageiro o possa conduzir.
A consola central incorpora também um painel multimédia que inclui uma docking station para iPad ou iPhone e um interface USB. A partir deste painel podem ser controladas inúmeras funções, entre elas, a comunicação com a clubhouse e outros carros de golfe. Se for
necessário, o ecrã superior integrado no para-brisas também pode ser usado
quando o carro de golfe está parado, para consultar o desenho do campo, o
estado atual do jogo ou a informação meteorológica.
O conforto não foi esquecido. Os bancos são elegantes e ergonómicos, aquecidos e ventilados, e podem ser regulados eletronicamente.
As portas opcionais são outra funcionalidade especial. São facilmente encaixáveis se o tempo não estiver bom, o ferecendo assim proteção contra o vento ou contra a chuva. O para-brisas pode ser escurecido premindo um botão.
As opções de arrumação são muitas. Por exemplo, a consola central está desenhada para colocar bolas e cartões de resultado e existe um pequeno frigorífico atrás da consola central. Os suportes para copos entre os bancos mantêm as bebidas quentes ou frias.
Para além da sua utilização no campo de golfe, o carro pode igualmente circular em estradas normais, já inclui todas as funcionalidades como piscas, faróis e luzes traseiras.
Para já, o Mercedes-Benz Vision Golf Cart é apenas um estudo de design, mas serão certamente muitos os golfistas que gostariam de o ver tornar-se realidade.