Com mais de 17 milhões de veículos vendidos em todo o mundo, a
Vespa tornou-se num ícone mundial e acaba de ser distinguida pela
CNN como um dos doze objetos que marcaram o design mundial nos
últimos 100 anos.
Inspirada no protótipo MP6, que deu origem ao lançamento da
primeira Vespa, na primavera de 1946, surge agora a nova Vespa 946,
desenvolvida pelo Centro de Estilo de Pontevedra. Esta nova
scooter funde referências, projeções, tradição e
inovação.
Concebida para desempenhar, ao mais alto nível, a sua função
natural de mobilidade, a Vespa 946 reúne todos os valores de estilo
e elegância que derivam da nobreza da sua origem e destaca-se na
paisagem urbana e metropolitana pela sua elegância.
Como sempre tem acontecido na história da Vespa, o elemento
técnico distintivo é a carroçaria. Um componente único, de aço e de
alumínio, que integra também a função de apoio, alojando e
suportando o motor e todas as partes mecânicas. Destaque para a
qualidade de construção a que a marca já nos habituou.
A nova Vespa 946 foi apresentada no novo showroom da marca,
em Lisboa:
A 946 incorpora as melhores características das Vespas que a
precederam ao longo de décadas, conjugando o melhor das várias
famílias Vespa. Com peso reduzido e ângulo de viragem semelhante ao
da pequena LX, a 946 é excecionalmente ágil. As luzes, com
tecnologia
full LED, são um dos elementos distintivos, destacando-se,
em particular, o farol.
O selim, montado num suporte de alumínio, é um elemento de
design extraordinário e é feito em tecido de qualidade,
impermeável. O guarda-lamas dianteiro, em alumínio, cobre com a
habitual elegância a roda de 12 polegadas (o mesmo tamanho da roda
traseira). As jantes destacadas, com o maior tamanho alguma vez
alcançado numa Vespa, embelezam ainda mais a Vespa 946. Está
equipada com o inovador sistema de controlo antipatinagem ASR, um
sistema eletrónico avançado que impede a derrapagem da roda
traseira, evitando a perda de aderência e garantido a tração ideal
de forma constante. Uma sofisticação tecnológica única do Grupo
Piaggio, utilizado pela primeira vez na Vespa.
A Vespa 946 está disponível com um motor moderno que revela
as linhas de desenvolvimento de motores do futuro, caracterizado
pelo reduzido consumo de combustível e por uma drástica redução das
emissões. O motor de 125 cc foi totalmente concebido, desenvolvido
e fabricado na maior fábrica do Grupo Piaggio, em Pontevedra.
Este motor epresenta uma nítida melhoria ao nível da
performance por comparação com os motores da geração
anterior: a potência máxima aumenta 7,1% e o binário máximo aumenta
10,3%. Apesar do significativo aumento das prestações, obtiveram-se
excelentes resultados em termos do consumo de combustível: a 50
km/h, o alcance é de 55 km/l (cerca de 30% mais do que no motor da
geração anterior). Adicionalmente, os intervalos de manutenção,
agora programados para os 10.000 km, significam que o novo motor 3V
tem custos ainda mais baixos.
A Vespa 946 é quase na sua totalidade feita à mão e está
disponível por 9 mil euros.