O novo SUV de sete lugares da Volvo promete enfrentar, olhos nos olhos, os eternos rivais Audi Q7, BMW X5, Mercedes M, Porsche Cayenne e Range Rover. A dianteira do novo modelo é totalmente diferente: Luzes diurnas em LED, em forma de “T”, uma enorme grelha cromada e o logótipo da marca sueca redesenhado.
No perfil do XC90 realce para a moldura cromada das janelas, para uma terceira janela de grandes dimensões e para as jantes de 22 polegadas. Na traseira, o XC90 atualizou os faróis, inclui um spoiler no tejadilho e, dependendo das versões, propõe ponteiras de espace de duas saídas que poderão ser arredondadas ou retangulares.
No interior, a famosa consola em forma de “ponte” que faz a ligação ao tablier deixa de existir com a maioria dos botões a serem substituídos por um ecrã tátil, os revestimentos são em pele e o sistema de som da Bowers & Wilkins. A terceira fila de bancos permite transportar pessoas até 1,70 metros de altura. O SUV estreia a plataforma Scalable Product Architecture (SPA), além de vários sistemas de segurança (inclui, travagem automática, deteção de obstáculos, aviso de saída de faixa e de estrada, sistema de reconhecimento de sinais e aviso de ângulo morto).
Os motores utilizados nesta segunda geração são os quatro cilindros da nova família Drive-E, mais potentes e económicos. Em Portugal, a versão de entrada do XC90 é a D4 de 190 CV, exclusivamente com caixa automática de 8 velocidades, com um preço próximo dos 60 mil euros, a versão de tração dianteira (4×2). O XC90 vai ser Classe 2 nas portagens, mas a versão de entrada com os sete lugares e tração 4×2 com via verde passará a Classe 1.
A First Edition do novo Volvo XC90 – 1927 carros individualmente numerados apenas disponíveis para venda online – esgotaram nas primeiras 47 horas depois do lançamento da loja online.
Volvo XC90: O início de uma ‘revolução’
Estivemos na Suécia para conhecer o novo SUV topo de gama da Volvo