
Rui Neto
D.R.
Licenciado em Teatro/Atores pela Escola Superior de Teatro e Cinema e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, Rui Neto tem no seu currículo dezenas de cursos e workshops de aperfeiçoamento. Talvez por isso não lhe falte trabalho, sobretudo no teatro e na televisão, mas também no cinema. Recentemente, e como ator, fez as novelas Dancin’ Days e Sol de Inverno, na SIC, as peças O Aldrabão, encenada por João Mota, e Purga, com encenação de João Lourenço, e participou no filme Mistérios de Lisboa, de Raul Ruiz. Encenou ainda, entre outras, a peça Worms, que estreou na Comuna e passou depois pelos teatros de Almada e da Trindade. Nos tempos livres, Rui Neto, de 35 anos, encontra um escape no desporto, que pratica com regularidade.
A Viagem – Paris
Por muito que viaje, sempre que volto a Paris encontro uma dose de romantismo, arte e lazer que me faz sentir em casa. Beber um bom vinho com um queijo extraordinário nas margens do Sena ao fim da tarde é algo de que não abdico.
O Fim de semana- Tipi Valley – Surf & Yoga Eco Retreat
Uma excelente oportunidade para relaxar e conhecer o outro lado do Algarve, sozinho, a dois ou com amigos. Entre o ioga e as aulas de surf, os desafios são garantidos, para não falar no alojamento muito original para quem gosta de acampar mas não dispensa o conforto. Eu adoro!
O Passeio – Évora
É a cidade onde encontro as minhas raízes e onde tenho muitas memórias de infância. Gosto de lá ir matar saudades dos amigos e da família e comer uma sopa de cação ao balcão do restaurante A Choupana, que chegou a ser do meu avô.
O Museu – Musée d’Orsay
É um museu muito bonito, com a arquitetura de uma antiga estação de comboios. É um espaço onde apetece estar e usufruir das pinturas que integram o seu espólio – sobretudo realismo e impressionismo, que me interessam particularmente. A vista do terraço sobre Paris vale muito a pena.
O Filme – “Ligações Perigosas”
Continua a ser um dos filmes que mais me marcaram e que não me canso de ver. Vale mesmo a pena estudar o trabalho de John Malkovich e Glenn Close, é um tratado de representação.
O Livro – “Game of Thrones”
Adoro ler e neste momento vou para o IV volume do Game of Thrones. Mas é o livro que estou a escrever com os meus textos de teatro que me ocupa a maior parte do tempo. Procura-se editora…
O Restaurante – Sushic e Gustus Sushi Alentejano
Sou um amante de comida, em particular da alentejana, mas rendi-me ao sushi há uns anos, daí estas sugestões.