
Nuno Baltazar
Frederico Martins
Nuno Baltazar estudou na escola de moda Citex, no Porto. Conquistou vários prémios, entre os quais o concurso de jovens criadores da revista Máxima. Tendo como fonte de inspiração as viagens, as referências cinematográficas e algumas figuras icónicas, apresentou as suas coleções no Portugal Fashion, Paris Fashion Week e ModaLisboa. Catarina Furtado é uma das figuras públicas que mais se tem associado ao trabalho do estilista, que desenvolveu uma linha de mobiliário – Baltazar MAP – com o arquiteto e sócio Vítor Almeida. Recentemente, venceu o prémio de melhor criador de moda nos Fashion Awards e o Globo de Ouro de Melhor Estilista. Aos 39 anos, vive no Porto e é na Avenida da Boavista que tem a loja da marca.
A Viagem – Marraquexe
Uma das minhas cidades preferidas. É impossível não nos deslumbrarmos com a mistura entre a sofisticação francesa e a atmosfera inebriante do Norte de África.
O Museu – Soares dos Reis
É um dos meus espaços preferidos no Porto e, infelizmente, ainda não tem a dimensão que merece. Destaco a coleção de pintura fantástica e uma galeria de escultura maravilhosa.
O Filme – “O Desprezo”
Um filme de 1963 que foi recentemente o ponto de partida para a minha coleção Verão 2015. Um desafio à reflexão sobre a importância do trabalho de autor num universo dominado pelos interesses económicos. Um filme de notáveis interpretações lideradas por Brigitte Bardot.
O Criador de moda – Vários
Madame Grés, Madeleine Vionnet, Cristobal Balenciaga, Christian Dior e Yves Saint Laurent. Impossível escolher apenas um. São as minhas grandes referências. Inovadores e vanguardistas na sua época. Tenho por cada um deles uma enorme admiração.
O Livro – “Para onde vão os guarda-chuvas”
Do Afonso Cruz. Este é um romance que cruza vários personagens extraordinários num Oriente fantasioso, na procura de encontrar ou reencontrar algo ou alguém que se perdeu.
O ‘Hobby’- Ginásio
A disciplina de treino é fundamental para me sentir com força e revigorado para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Gosto de treinar e tento ir pelo menos 3 a 4 vezes por semana ao Holmes Place.
A Música – “Andorinha”
Do mais recente álbum Canto, da Carminho. É um fado com letra e música da própria e que, quanto a mim, mostra o que o fado deve ser.