![img-669287-veja-10-alimentos-que-diminuem-o-inchaco-na-barriga20150417111429280022.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/6/2020/02/3269014img-669287-veja-10-alimentos-que-diminuem-o-inchaco-na-barriga20150417111429280022.jpg)
DR
O inchaço abdominal é um dos piores inimigos das pessoas, principalmente das mulheres. Muitas vezes, o desconforto é causado por gases ou excesso de glúten, considerado o grande vilão do inchaço. Presente na farinha de trigo, aveia, centeio e malte, o glúten está nos pães, massas, cervejas, biscoitos, entre outros. Segundo a médica nutricionista Alice Amaral, cortando definitivamente o glúten, 50% do inchaço está solucionado. Felizmente, há alimentos que ajudam a diminuir essa sensação horrível que acaba com o conforto e autoestima das mulheres. A especialista indica 12 alimentos:
Abacaxi – esta fruta rica em água e bromelina (enzima que atua no organismo realizando a quebra de proteínas, tornando o funcionamento orgânico mais eficiente), que estimula o sistema digestivo, auxiliando na quebra de proteínas.
Água e água de coco – quem se hidrata corretamente faz com que o sistema digestivo e o fígado trabalhem corretamente, fazendo uma desintoxicação do organismo.
Alcachofra – outro alimento que ativa o funcionamento hepático. A alcachofra é rica em cinarina, uma substância que estimula a boa digestão e auxilia na produção da bílis (produzido no fígado e armazenado na vesícula biliar, é um fluido que atua na digestão da gordura e na absorção dos nutrientes).
Espargos – rico em inulina é um prebiótico responsável pela boa saúde do cólon e estimulante do crescimento de probióticos, que além de protegerem o organismo também evitam a acumulação de gases.
Banana – assim como a água de coco, é rica em potássio e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo, uma das causas do inchaço.
Chá verde – as catequinas (fitonutriente que tem ação termogênica e antioxidante. A função termogénica aumenta o gasto calórico, enquanto o antioxidante atua aumentando a oxidação das células de gordura) presentes no chá verde, aceleram a atividade hepática (aumentando o metabolismo dos lipídios), ampliando o poder de desintoxicação do organismo.
Limão – além do seu poder de alcalinizar o organismo, o limão possui alguns compostos que estimulam a produção biliar (é a produção da bílis pelo fígado), estimulando o funcionamento hepático e, consequentemente desintoxicando o corpo.
Linhaça – além de ser antioxidante, age prevenindo a prisão de ventre por ser rica em fibras. Intestino que funciona bem só traz benefícios ao organismo.
Mamão – promove uma melhor digestão e previne a prisão de ventre.
Melancia e pepino – têm baixas calorias e são ricos em água, que aumenta a hidratação e melhora o funcionamento intestinal.
Quinoa – estimula o funcionamento intestinal prevenindo a prisão de ventre. É rico em potássio, que auxilia na eliminação do excesso de sódio.