Bárbara Taborda tem 39 anos, faz 40 no dia 8 de junho. Está na reta final da segunda gravidez. Benjamim está previsto nascer no dia 20 de maio. Até lá tenta cumprir os exercícios físicos a que se propôs para se manter em boa forma e se sentir bem. “A prática de atividades físicas durante a gravidez traz inúmeras vantagens e é indispensável para o bem-estar da mulher. Os exercícios possibilitam, entre outras coisas, a redução do percentual de gordura, o fortalecimento da musculatura, o relaxamento muscular, a melhoria da capacidade cardiorrespiratória e a diminuição da perceção de dor na hora do parto. A hidroginástica mexe tanto com o aspeto físico quanto psicológico da mulher. Há um alívio de stress, redução do inchaço, das dores lombares e cervicais. Os exercícios estimulam ainda a produção da endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e bom humor. A hidro facilita a prática de movimentos que fora da água são difíceis para a grávida, como correr e fazer abdominais. Três vezes por semana é o ideal”, revela a blogger e relações-públicas. Para além da hidroginástica, Bárbara Taborda faz também exercícios de tonificação e força duas vezes por semana mas “sempre sob vigilância de um profissional porque devem ser feitos de forma moderada e nem todos são possíveis e bons para o bebé! O resultado: mais forte e preparada para o parto”, continuou. Bárbara Taborda não se fica por aqui… “De 15 em 15 dias faço uma sessão de flutuação no Float In , o resultado é espetacular. A sensação de peso, inchaço e cansaço diminui a 80% em 45 minutos. Como as grávidas não podem fazer grandes massagens esta é uma ótima opção.”
No que diz respeito à alimentação, a blogger também é cuidadosa: “Evito hidratos de carbono e doces depois das cinco da tarde, mas faço uma alimentação muito rica em peixe e carne grelhada ou cozida com bastantes vegetais, leguminosas e procuro usar hidratos integrais (porque são mais saudáveis). Compro muitos vegetais e frutas biológicas (hoje em dia há opções bio baratas e que entregam em casa). Como bastante fruta mas atenção à frutose que tem muito açúcar e pode provocar diabetes, por isso deve ser moderada e não misturada. Leite e iogurtes só de soja ou de arroz!” E claro que a água é muito importante: “Bebo dois litros de água por dia! É muito importante a hidratação para a mãe e para o bebé.”
Em relação à celulite, flacidez e estrias, Bárbara também deixa algumas dicas: “Uso cremes bastante gordos no mínimo duas vezes (o Barral e o Halibut são ótimos) para evitar estrias e flacidez ou então uma ótima solução e barata é o óleo de amêndoas doces e uma boa exfoliação uma vez por semana. Ao fim de semana aproveito o tempo livre para fazer umas boas caminhadas ao ar livre no parque ou junto ao mar.”
Mais do que uma questão física Bárbara fala de “de saúde e do psicológico com bom astral” porque isso, acredita “se reflete no bebé que aí vem. O sedentarismo é não só mau para o bebé como para a mãe que corre o risco de ter uma depressão que não dá jeito nenhum quando se quer é desfrutar ao máximo do bebé.”
Bárbara Taborda: Os cuidados com o corpo durante a gravidez
Prestes a fazer 40 anos e a ser mãe pela segunda vez, a 'blogger' e relações-públicas revelou o que é imprescindível para o seu bem-estar.