Situada no lado europeu da Rússia, nas margens do rio Moscova, ao qual foi buscar o nome, Moscovo é referida pela primeira vez em 1147. Ao longo da História a cidade serviu como capital de diversos Estados – da Moscóvia medieval ao subsequente Czarado da Rússia e da União Soviética e, durante a Guerra Fria, foi o centro nevrálgico do Bloco do Leste.
Moscovo, que nas últimas décadas se desenvolveu imenso, sendo atualmente a sétima maior cidade do mundo, é um local de grandes contrastes, pois aos inúmeros edifícios históricos que o seu centro alberga, e que fazem dela um autêntico museu a céu aberto, foram-se juntando subúrbios com enormes arranha-céus de arquitetura contemporânea.
Os pontos de maior interesse do seu centro histórico são, sem dúvida, a enorme Praça Vermelha – que alberga edifícios emblemáticos como a Catedral de S. Basílio ou o Museu Histórico e tem nas ruas adjacentes inúmeros restaurantes e bares (muitos a funcionar 24 horas por dia) –, e o seu vizinho Kremlin, uma antiga fortaleza que é hoje a residência do presidente russo e sede do Governo da Rússia. O Kremlin, que é também um dos vários edifícios da cidade classificados como Património da Humanidade, ocupa cerca de 30 hectares e contém um complexo de galerias, museus e até catedrais que guardam um importante espólio da história da cidade e do país, nomeadamente os tesouros imperiais que pertenceram aos czares e príncipes da Rússia, entre eles coroas, coches e os famosos ovos Fabergé. A não perder é uma viagem de metro. Inaugurado em 1935 e conhecido por Palácio Subterrâneo, é único pela sua estética, dominado por murais, mosaicos e lustres ornados.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: A TAP tem voos diretos de Lisboa para Moscovo. A viagem demora cerca de seis horas.
Onde ficar: O Ritz-Carlton Moscow, perto da Praça Vermelha e do Kremlin, e o Golden Apple Boutique Hotel são duas boas opções.
A não perder: Uma ida ao Teatro do Ballet Bolshoi para assistir a um espetáculo.
Onde comer: O centro está cheio de restaurantes. Aconselhamos que experimente o típico strogonoff e que beba uma vodka. O Café Pushkin e o Vogue Café, um de ambiente clássico, outro contemporâneo, são paragens obrigatórias.
Rússia: Moscovo
Uma rua de lojas com o Kremlin ao fundo
D.R.
Uma rua de lojas com o Kremlin ao fundo
D.R.
Uma cidade de contrastes.