É pequeno, mas o seu comportamento em nada fica a dever a alguns concorrentes de maiores dimensões e aparência mais musculada. Foi o que comprovámos na região de Toledo, nos arredores de Madrid, onde fomos conhecer o renovado Ford Ecosport, que recebeu alguns retoques estéticos, sendo que o que mais salta à vista é a ausência da roda suplente na porta traseira. No geral, o pequeno SUV da Ford está mais confortável e requintado. O habitáculo está agora mais estilizado, com vários pormenores em couro e superfícies cromadas. Está atualmente disponível nas versões Trend e Titanium, ambas com um nível de equipamento já bastante completo. A versão Titanium, por exemplo, já vem equipada com o sistema de abertura e arranque sem chave, ar condicionado automático e estofos em couro. Entre os opcionais, destaque para a câmara de visão traseira e o sistema de navegação Sony com ecrã de cinco polegadas.
No início deste ano está disponível também a versão Titanium S, que lhe confere um aspeto mais desportivo e está equipado com o motor diesel 1.5 TDCi de 95 cv e com o premiados EcoBoost 1.0 de 125 cv. A nível estético, de salientar as jantes de 17 polegadas de cor preta, tejadilho também em cor preta, suspensão desportiva e sistema de som Sony SYNC.
Quanto à gama de motores disponíveis, talvez não seja exagero afirmar que é o que de melhor tem este Ecosport. A grande novidade é o diesel 1.5 TDCi de 95 cv, que apresenta um consumo médio de 4,4 l/100 Km/h e emissões de 125 g/km CO2. A oferta a gasolina fica completa com o 1.0 EcoBoost de 125 cv e o 1.5 Ti-VCT de 112 cv.
Bastam alguns quilómetros para se perceber que o Ecosport está também com uma melhor dinâmica de condução, muito graças aos melhoramentos efetuados a nível de molas e amortecedores e nos sistemas de controlo de estabilidade e direção assistida. Nota-se também que o habitáculo está menos ruidoso e existem menos vibrações.
O Ecosport, que juntamente com o Kuga e com o novo Edge (que chega este ano) forma a família de SUV’s da Ford, está, sem dúvida, muito mais interessante e competitivo, sendo uma boa opção para quem procura um citadino capaz de proporcionar algumas aventuiras fora de estrada.
Disponível desde 14.600 euros para versão 1.0 EcoBoost 125 cv Trend.