O Seat Alhambra é, sem dúvida, um caso sério de longevidade e continua a ser um dos monovolumes mais populares do mercado, principalmente, entre as famílias mais numerosas, que procuram espaço para as crianças e para as respetivas bagagens. E, de facto, espaço é algo que não falta ao Alhambra com os seus sete lugares individuais, espaçosos, cómodos e de fácil acesso graças às portas traseiras de correr. O conforto e o espaço no habitáculo, que convida a viagens em família, continua a ser uma das virtudes deste modelo, que sofreu uma atualização em meados do ano passado.
Esteticamente, as diferenças em relação à versão anterior não são muitas. Tem uma nova grelha, novas jantes, farolins traseiros agora com tecnologia LED e o novo logotipo da marca. A nível de interiores, estão disponíveis novas cores e acabamentos e aperfeiçoou-se o design do volante e de alguns comandos.
A gama de motores também foi totalmente revista, respeitando agora as normas de emissões Euro 6, ficando mais eficientes e económicos. Os motores 2.0 TDI estão disponíveis com 115, 150 e 184 CV. Os dois motores a gasolina TSI debitam 150 e 220 CV. A versão TDI de 150 CV está também disponível em 4Drive, o sistema de tração integral às quatro rodas. À exceção do motor Diesel de 150 CV, todos os outros podem ser conjugados com a caixa de velocidades automática DSG de dupla embraiagem, que inclui agora a função de poupança de combustível ‘à vela’, ou seja, quando levantamos o pé do acelerador, o carro manté o movimento com o motor desengatado.
As maiores novidades do ‘novo’ Alhambra são mesmo ao nível da tecnologia e sistemas de segurança e ajuda ao condutor. O sistema de travagem automática vem agora de série e no caso de não sermos capazes de intervir após o primeiro impacto, esta funcionalidade inicia a função de travagem automática de forma a evitar colisões secundárias. Há também a novidade do sistema de deteção do ângulo morto, que nos alerta quando mudamos para uma faixa de rodagem ocupada.
O assistente de máximos liga os máximos automáticamente se a iluminação e as condições da estrada assim o exigirem, assim como os desliga automáticamente para não encadear os condutores que circulam em sentido contrário. O sistema de deteção de fadiga ajuda-nos em viagens mais longas ao assinalar os padrões de condução para reconhecer sinais de fadiga e, se necessário, recomenda-nos uma pausa. Há também o sistema de reconhecimento se sinais de trânsito, que nos alerta para os limites de velocidade e outras informações pertinentes.
O Seat Alhambra surge agora como um automóvel mais atual, dinâmico, versátil e extremamente flexível, concebido a pensar nas famílias modernas. Os lugares da segunda fila, por exemplo, podem vir equipados com até duas cadeiras para crianças integradas. Os bancos da segunda e terceira filas podem ser completamente removidos para oferecer um volume de carga até 2.430 litros. Estão também disponíveis vários compartimentos de arrumação.
O Seat Alhambra está também mais conectável. Para além de um equipamento de audio com ecrã de 6,5 polegadas em alta definição com reconhecimento de voz, estreia o sistema Mirror Link, que permite a conexão com smartphones Android e iOS. Logo, podemos aceder a todos os menus do nosso telefone no ecrã tátil do carro. O Alhambra está disponível em três níveis de equipamento: Reference, Style e Style Advance.
Preços:
2.0 TDI Reference (115 CV): Desde 38.476 euros
2.0 TDI Style (150 CV): Desde 43.321 euros
2.0 TDI Style DSG (150 CV): Desde 45.418 euros
2.0 TDI Style Advanced (150 CV): Desde 44.128 euros
2.0 TDI Style Advanced (184 CV): Desde 45.923 euros