O verde do pinheiro bravo domina a paisagem e acompanha o visitante durante quase todo o percurso até esta vila localizada quase no centro de Portugal. Sente-se o fresco e os aromas da natureza mal se avista a localidade, espalhada por um vale e adornada por duas límpidas e convidativas ribeiras que correm com vagar até à foz.
Reza a história que a Sertã já seria conhecida na época dos romanos e basta percorrer as suas ruas estreitas, mas bem cuidadas, para perceber que ali se respira História e património. O castelo, de cinco quinas e raro em Portugal, terá sido edificado pelo general romano Sertório, no ano de 74 a.C., e serve de cenário à lenda da Celinda, uma mulher de várias valências que expulsou os invasores com recurso a uma frigideira, na altura chamada sertage, com azeite a ferver.
Percorra as margens verdejantes das ribeiras, atravesse a histórica ponte da Carvalha, construída durante o domínio Filipino, no século XVII, e deslumbre-se com o magnífico restauro do Convento da Sertã, rodeado por frondosos jardins e hoje transformado em hotel.
No tempo quente, a praia fluvial da Sertã, no centro da vila, é perfeita para refrescantes mergulhos. Em plena ribeira da Sertã pode contar com o isolamento, a paz e com convívio com a natureza, na praia do Troviscal, junto à ponte com o mesmo nome. Se a opção for mais radical, na praia fluvial do Trízio, nos arredores, pode praticar atividades aquáticas na albufeira formada pelas águas do Zêzere.
Nenhuma viagem ficará completa sem provar o bucho e os maranhos feitos como manda a tradição. E para que a visita termine de forma doce, prove os deliciosos cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim.
A NÃO ESQUECER:
Como chegar: Pela A1, seguir até à saída para a A23 em direção a Castelo Branco. Apanhe depois a N2 em direção a Vila de Rei e depois a N241.
Onde dormir: No magnificamente restaurado Convento da Sertã Hotel, que num ambiente histórico proporciona todas as comodidades contemporâneas (Tel.: 274608493) ou no agradável turismo rural do Casal da Cortiçada (Tel.: 918097652).
Onde comer: Perto da ponte filipina, o restaurante Ponte Velha serve os melhores maranhos e o bucho regional. Prove a sopa de peixe da D. Helena, vencedora de prémios (Tel.: 274600160).
Sertã: Entre o xisto e a floresta
O verdejante vale do Cabril
O verdejante vale do Cabril
Uma sugestão 'Boa Cama Boa Mesa'.