Dizem os registos históricos que terá sido D. Sebastião a elevar a localidade de Monchique a cidade, nos idos do século XVI, mas o interesse pela região remonta a séculos atrás, quando os romanos descobriram o poder curativo das águas termais. Numa das zonas mais verdes de todo o Algarve, simbolicamente apelidada de Jardim do Algarve, caracteriza-se pelo casario branco intercalado com cores vivas e brilhantes e com as típicas chaminés de saia a proporcionarem cenários de bilhete postal. Ao lado, na serra, merece uma visita a Fóia, o ponto mais alto do Algarve de onde, nos dias sem neblina, se avista desde o Cabo de S. Vicente até à Serra da Arrábida.
Apesar da beleza natural de toda a região, o principal atrativo desta localidade são as Caldas de Monchique, onde se localizam as nascentes de água mineromedicinal usadas para tratamentos termais. É aí que encontramos um dos mais imponentes hotéis do interior algarvio, o Macdonald Monchique Resort & Spa, unidade de 5 estrelas preparada para proporcionar dias relaxantes e retemperadores.
Com 15 andares e 185 quartos (preços a partir de e109), é um edifício bastante discreto, quase esculpido na encosta, com um enquadramento perfeito a partir de cada uma das varandas dos quartos, com vistas panorâmicas sobre toda a serra e até ao mar. No exterior há uma magnífica piscina onde a calma e o silêncio imperam.
Considere visitar um dos quatro restaurantes, sob a responsabilidade do chef Louis Anjos, onde os produtos e as receitas tradicionais assumem um dimensão elegante e requintada. O luxuoso Sensorial SPA utiliza a água termal local nos produtos de tratamento, que proporcionam uma pele radiante. O spa inclui rock sauna, duches sensoriais e aroma groto.
Monchique: Águas termais e natureza deslumbrante
Uma sugestão 'Boa Cama Boa Mesa'.