Diretamente de França para a Costa de Caparica, a 2.ª edição portuguesa de uma das maiores beach parties europeias, Les Plages Electroniques, que se realizou de 2 a 4 de junho na praia do Waikiki. Moullinex, alterego do produtor, DJ e músico Luís Clara Gomes, cujo trabalho viaja por sons como a soul, o funk, o garage rock, a música brasileira, sonoridades psicadélicas e sintetizadores.
Com dois discos de originais editados, Flora (2012) e Elsewhere (2016), Moullinex já fez colaborações com os australianos Cut Copy ou os irlandeses Two Door Cinema Club.
CONCERTO: Badbadnotgood
Vão a Paredes de Coura este ano. Fizeram um dos meus álbuns favoritos do ano passado e o seu disco com Ghostface Killah é uma obra prima. Pelos vistos, os Future Islands também tocam por lá, e tenho esperança que ele faça uma perninha no concerto dos BBNG para cantar a incrível Time Moves Slow. Estou ansioso.
FILME: “Paris is Burning”
Um documentário de Jennie Livingston sobre a Ball Culture em Nova Iorque durante a transição dos anos 80 para os 90, onde surge o Vogueing, mais tarde popularizado por Madonna. Este documentário retrata o contexto social onde estas comunidades são criadas e aborda questões de identidade sexual, expressão artística, racismo e xenofobia.
SÉRIE: “Master of None”
Aziz Ansari é o protagonista, co-argumentista e realizador desta série absolutamente viciante, e sem vergonha admito que vi a segunda temporada, acabadinha de sair, numa assentada.
ÁLBUM: “Drunk”
De Thundercat. O baixista, que tive o prazer de ver em 2016 a fazer a primeira parte de Cinematic Orchestra no CCB, é frequente colaborador de Kendrick Lamar ou Kamasi Washington, mas nem por isso o seu enorme virtuosismo faz com que se leve muito a sério. O resultado é delicioso.
VIAGEM: Zihuatanejo, México
Fora dos circuitos turísticos habituais no México, Zihuatanejo é uma pequena baía no Pacífico e um paraíso na terra. Descobri-a por ter sido convidado para um DJ set lá, e regressei três vezes.
A escolha de… Moullinex
Nome de referência da música eletrónica nacional, o produtor, músico e DJ esteve nas Plages Electroniques Lisboa.