Guitarrista e compositor com uma aplaudida carreira nacional e internacional de mais duas décadas, Pedro Jóia privilegia o diálogo musical, atuando regularmente com o Pedro Jóia Trio (com João Frade no acordeão e Norton Daiello no baixo). E foi com esta formação que se apresentou a 26 de junho no Mosteiro dos Jerónimos, num concerto que tem como convidado especial o cantor brasileiro Ney Matogrosso. O alinhamento inclui folclore ibérico, música do Nordeste do Brasil, êxitos de Matogrosso e temas do novo álbum do trio, Vendaval, que deverá sair em breve.
O LIVRO: “A Obra ao Negro”
Aqui ainda se torna mais difícil fazer uma escolha. Aleatoriamente, deixo aqui referência ao livro A Obra ao Negro, de Marguerite Yourcenar. Mas podia escolher Saramago, Umberto Eco, Eça de Queiroz, Ítalo Calvino e tantos outros que me encantam a cada página…
O RESTAURANTE: Ramiro
O primeiro que me vem à cabeça é a Cervejaria Ramiro, em Lisboa, mas por preguiça de pensar noutros. São tantos e tão bons… É uma das riquezas deste país.
O CONCERTO: Paco de Lucía
Aqui, tenho mesmo que optar por Paco de Lucía e pelo seu concerto Poderio, na Bienal de Flamenco de Sevilha de 1992, no Teatro de la Maestranza.
A VIAGEM: Costa Rica
Em 2016 passei umas férias maravilhosas, com a minha mulher, na Costa Rica. É um país de uma beleza incrível, encravado entre dois oceanos tão diferentes e com uma diversidade de paisagens, climas, faunas, floras… Impressionante ver como a natureza foi tão generosa por ali.
O FILME: “1900”, de Bernardo Bertolucci
Foi um filme que vi pela primeira vez quando era adolescente, mas que me marcou pela intensidade e drama da história que conta: o advento do fascismo em Itália e a forma brutal como devastou a sociedade italiana. Revi-o mais tarde e com outra consciência, mas ainda com maior admiração pela forma como Bertolucci filmou a loucura coletiva.
O FIM DE SEMANA: Portugal
Em Portugal temos a sorte de poder, num fim de semana, visitar lugares tão bonitos, cheios de história e com pérolas gastronómicas como em poucos países. É tudo mais ou menos próximo. O problema é que trabalho muitas vezes durante o fim de semana…
O CD: Tantos!
Tirando todos os discos de Paco de Lucía, que ouvia com toda a devoção e de uma forma compulsiva, desde a minha adolescência, faço aqui referência a um disco (vinil e CD) de alguns dos concerti grossi de Händel, pelos English Barroc Solists, dirigidos por John Eliot Gardiner. Um disco que transborda beleza e elegância barroca.
A escolha de… Pedro Jóia
O guitarrista atuou recentemente com o seu trio no Mosteiro dos Jerónimos, num concerto com a participação de Ney Matogrosso.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites