A história e a calma do campo alentejano arrebatam qualquer um à chegada ao Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa, localizado a poucos minutos da cidade de Évora. Com seis séculos de história, este antigo convento foi convertido num hotel de cinco estrelas há 16 anos e soube preservar bem o seu legado (deixado pelos monges de São Jerónimo, que o habitaram até 1846), conjugando-o habilmente com o design contemporâneo.
Os 92 quartos, dez dos quais suítes, estão espalhados por duas alas distintas, mas ligadas entre si – de um lado, o mosteiro, a igreja (erguida entre 1458 a 1566), o bar (antigo dormitório), dois restaurantes (o Olive, na antiga cozinha, e o Divinus, na adega), o claustro manuelino, a garrafeira (ex-cisterna), a biblioteca e a sala de estar (refeitório), e do outro lado, a ala mais recente, que inclui o Spa, ginásio, parque infantil, courts de ténis e de padel, a piscina exterior e respetivo bar.
Ideal para uns dias de descanso, esta unidade hoteleira, inserida numa propriedade de oito hectares, proporciona ainda atividades como a apanha da azeitona nas centenárias oliveiras do Convento do Espinheiro. No próximo dia 7 de novembro, esta prática milenar será celebrada com uma prova de azeite e música ao vivo com o Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais.