Localizado na freguesia da Cumieira, em Santa Marta de Penaguião, o MW Douro Wine & Spa reabriu em fevereiro sob a chancela do grupo Trius Hotels e leva os hóspedes numa verdadeira viagem pelo mundo vinícola. Acordar num dos 44 quartos (quatro deles suítes) com o chilrear dos pássaros, o silêncio do campo e a brisa fresca a passar por entre as folhas das vinhas é uma das mais-valias desta unidade, que remete para a harmonia do luxo e do conforto. Com spa, (onde são realizadas diversos tratamentos, como massagens, mediante marcação), piscina exterior com vista para os socalcos do Douro, bar, restaurante e adega onde se fazem provas de vinhos, mediante marcação, o MW Douro é também um excelente ponto de partida para explorar os tesouros da região, Património Mundial da UNESCO.
Na adega do restaurante D’Vino, que tem uma imponente garrafeira com cerca de 70 referências e onde também são servidos jantares, fomos surpreendidos com maravilhoso ‘manjar dos deuses’ da região duriense com cabrito assado no forno,
Dicas úteis:
A cinco minutos a pé do hotel, na famosa Nacional 2, visite a olaria Come na 2, um projeto cheio de história desenvolvido por Alberto Tapada. Com a ajuda do filho, Manuel, convida a quem o visita a ter experiências de enoturismo e workshops através do centro interpretativo As Idades da Terra, que tem uma sala expositiva com talhas de vinho do século XVIII.
Da Cumieira até Sabrosa para uma visita pelas vinhas da Lavradores de Feitoria, uma empresa que surgiu de um sonho de vários produtores vinícolas espalhados pelas três sub-regiões durienses. Suba também ao Miradouro de Santa Bárbara, com a cidade de Vila Real aos pés e a serra do Marão no horizonte.
Onde comer: Não perca a oportunidade de almoçar na Casa do Arco Guest Villa, com belíssimos pratos regionais com um toque sofisticado. A vista para o rio Douro, com os socalcos a perder de vista, e a vila do Pinhão são a ‘cereja no topo do bolo’ neste local magnífico; o restaurante Cais da Foz, à beira rio, no centro do Pinhão, também é uma boa opção.