Dia histórico para Portugal e para o realizador João Gonzalez. Ice Merchants, a sua curta-metragem de animação, integra a lista dos nomeados para os Óscares – divulgada esta terça-feira, dia 24 de janeiro – , algo inédito para o cinema português.
A obra é candidata ao prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação, uma nomeação que o jovem realizador agradeceu nas redes sociais. “Estou completamente sem palavras. Muito obrigado a todos pelo amor. Vou escrever alguma coisa quando as coisas estiverem mais calmas e eu ‘voltar à Terra’ e conseguir processar isto. Obrigado e parabéns a toda a equipa!“, escreveu, na sua conta no Instagram.
A par de Ice Merchants estão ainda nomeados para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação “The Boy, the Mole, the Fox and the Horse”, de Charlie Mackesy e Matthew Freud, “The Flying Sailor”, de Amanda Forbis e Wendy Tilby, “My Year of Dicks”, de Sara Gunnarsdóttir, e “An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It”, de Lachlan Pendragon.
Este é o terceiro filme do realizador português e conta, sem falas, a história de um homem e do seu filho, que diariamente saltam de paraquedas da sua casa, que fica presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia situada na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.
De recordar que a 95ª edição da cerimónia dos Óscares está marcada para o próximo dia 12 de março.