Depois de ter celebrado, no dia 25 de Março, o seu 14.º aniversário num ambiente intimista e familiar,
Afonso de Bragança foi surpreendido pela Juventude Monárquica com uma festa-surpresa na Comporta. O filho mais velho dos duques de Bragança estava lá a propósito da 4.ª edição do Atlantic Tour Comporta 2010 para apadrinhar o Troféu Príncipe da Beira, uma prova de
dressage com a qual os organizadores pretendem homenagear a ligação da família de
D. Duarte ao desporto equestre.
Depois de uma manhã de brincadeira e diversão, D. Afonso recebeu diversos presentes e ouviu os pais,
D. Isabel e D. Duarte de Bragança, os irmãos,
Maria Francisca, de 13 anos, e
Dinis, de dez, e vários amigos cantarem-lhe os Parabéns.
Após estes momentos marcados pela informalidade, o jovem Afonso assumiu uma pose institucional para entregar o Troféu Príncipe da Beira ao cavaleiro olímpico português
Daniel Pinto.
"Podemos dizer que este foi o seu primeiro acto oficial e estou, obviamente, muito orgulhosa", confessou D. Isabel de Bragança, acrescentando:
"Foi um dia duplamente feliz. Apesar de já ter celebrado o seu aniversário no dia 25, foi muito bonito assistir a esta comemoração organizada pela Juventude Monárquica, a par desta iniciativa, o Troféu Príncipe da Beira, que correu muito bem."
Nestas declarações, a duquesa de Bragança destacou ainda a adolescência feliz do filho e a sua grande paixão:
"Penso que o Afonso está a viver esta fase como qualquer outro menino da sua idade. Tem um grupo de amigos muito simpático, mas o mais importante é sentirmos que o nosso filho está feliz. Quanto às suas paixões, a sua vocação está já bem definida, e é a biologia. Enquanto família, gostamos muito de actividades ao ar livre."
Igualmente orgulhoso estava o duque de Bragança, que brincou com a adolescência do filho Afonso:
"Li, em tempos, uma definição de adolescência que considera esta época como a fase em que os pais ficam insuportáveis. [risos] Por enquanto, está tudo a correr muito bem. Quando existe acompanhamento e uma ligação próxima com os pais, os jovens têm mais facilidade em ultrapassar os problemas próprios da adolescência", garantiu, aproveitando ainda para alertar para os perigos do alcoolismo nas saídas nocturnas dos jovens.
Segundo a organização, a criação do Troféu Príncipe da Beira
"pretende homenagear a ligação que os duques de Bragança desde sempre tiveram com o desporto equestre". Neste contexto, D. Duarte revelou:
"Todas as semanas fazemos passeios em família a cavalo no pinhal de Sintra. Todos nós gostamos muito de equitação, mas talvez a Maria Francisca seja, entre os meus filhos, aquela que tem mais jeito. A equitação é uma actividade muito benéfica, não só para a imagem, mas também para a economia nacional", concluiu.
CLIQUE PARA SUBSCREVER A NEWSLETTER DA CARAS
Siga a CARAS no
Facebook
e no
Twitter
!