Em Julho deste ano uma nova polémica atingia a família real espanhola. A princesa das Astúrias escondia uma tiara de pérolas e diamantes que o príncipe
Felipe lhe teria oferecido em 2009, quando a crise económica estalava em Espanha, por ocasião do seu quinto aniversário de casamento celebrado a 22 de Maio de 2004. As especulações aumentaram sem que a Casa Real tenha feito qualquer tipo de comentário sobre a tão polémica joia.
Esta semana a revista
Hola dá-nos conta da verdadeira história sobre a nova tiara da princesa
Letizia. Ao contrário do que foi noticiado a tiara, que tem incrustados 450 diamantes e dez pérolas, não foi um presente do príncipe àquela que um dia será rainha de Espanha. A tiara foi feita para a princesa das Astúrias por iniciativa da casa Ansorena, conhecidos como os joalheiros das rainhas espanholas.
A família de joalheiros, que entregou a tiara à princesa em 2006, guardou o segredo durante anos, porém a informação acabou por conhecer-se originando várias especulações. Incomodados com a falta de veracidade de algumas notícias em torno da nova joia da princesa, os joalheiros da referida casa Ansorena sentiram-se na obrigação de contar a verdadeira história da já polémica tiara.
"A tiara não foi encomendada por D. Felipe de Borbón. A ideia partiu do nosso pai, que tomou essa decisão no mesmo dia em que se casaram os príncipes. É por isso que, para nós, o valor do diadema foi exclusivamente simbólico", afirma à
Hola
Elena Mato Ansorena, diretora da prestigiada casa joalheira.
Até ao momento Letizia ainda não usou a jóia, tendo apenas exibido, em alguns jantares de gala, a parte central da mesma: uma flor de lis em ouro branco e diamantes, que pode ser separada da tiara para ser usada como pregadeira.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.