A pouco mais de dois meses do "dia D", os convites já começaram a chegar aos destinatários, e no palácio de Buckingham todos se atarefam nos mil e um pormenores a que a pompa e protocolo de um casamento real obrigam.
E a liderar esta equipa está a própria noiva.
Kate Middleton, que no seu currículo profissional exibe experiência em áreas criativas, como a publicidade, o
marketing e a organização de eventos, já interrompeu mesmo a sua atividade na empresa dos pais – a Party Pieces, que vende
online artigos de festas de aniversário para crianças – para dedicar cada segundo do seu tempo a pensar nos mais ínfimos detalhes de um dia que se pretende digno de um conto de fadas.
Segundo um elemento do
staff do palácio, em declarações à revista inglesa
Hello!,
"Catherine está realmente envolvida com prazer e energia nos preparativos e é um autêntico prazer trabalhar com ela".
Ainda de acordo com uma fonte próxima da casa real, também o príncipe William está plenamente empenhado em tornar o seu casamento com Kate inesquecível. Não só para eles próprios, mas também para os seus familiares e convidados, pelo que, sempre que esta tem folga, o piloto de helicópteros faz questão de partilhar com a noiva, com quem já está a viver na região escocesa de Anglesey, onde fica a base da RAF, as emoções de escolher a ementa, as flores, as cores da decoração, as leituras e as músicas do serviço religioso.
O príncipe e a noiva estão decididos a manter o máximo de segredo possível sobre como se desenrolará o casamento, mas entretanto sabe-se já que deverão assistir à cerimónia religiosa, na secular Abadia de Westminster, cerca de 1700 pessoas, entre as quais representantes de várias casas reais e de alguns governos e até alguns populares. Depois,
Isabel II receberá um grupo mais restrito de convidados num almoço volante em Buckingham e à noite os recém-casados reunirão naquele palácio os seus amigos mais próximos – cerca de 200 – numa festa mais de acordo com a sua idade, que deverá ser animada por alguns nomes sonantes da música
pop.
Outra questão que já estará decidida é a dos presentes: William e Kate abdicaram deles, pedindo a familiares e amigos que destinem o dinheiro que gastariam a ações de solidariedade.
Quanto ao véu sobre a questão que mais curiosidade suscita sempre num casamento – como será o vestido de noiva de Kate -, naturalmente esse só será levantado no momento em que a jovem se dirigir à abadia. E, ao que tudo indica, também o noivo manterá até ao fim o mistério sobre a sua opção: fraque ou uniforme militar. A 29 de Abril, tudo isto se saberá.
*Este texto foi escrito nos termos do novo acordo ortográfico.