Até ao final de 2011, as contas da família real espanhola não eram divulgadas publicamente, mas na sequência do escândalo financeiro que envolve Iñaki Urdangarín, marido da infanta Cristina, o rei Juan Carlos decidiu mostrar aos seus súbditos que a gestão do dinheiro público atribuído à sua família (em 2011 ascendeu a 8,43 milhões de euros) é perfeitamente transparente. E, para tal, no passado dia 28 de dezembro foram divulgados no site oficial da Casa Real os valores dos salários e das despesas de representação dos Borbón.
Ainda assim, o valor atribuído a Letizia não foi especificado, sabendo-se, apenas, que reparte com a sogra e as duas cunhadas um total de 375 mil euros/ano. Da sua fatia, que quase se pode considerar dinheiro de bolso, Letizia assegurará apenas a aquisição do vasto guarda-roupa que as suas funções de princesa herdeira lhe exigem. E, nesse ponto, a verdade é que a mulher de Felipe não pode ser acusada de gastar demais: sensata, na hora de se vestir é até muito mais económica que a maioria das suas congéneres, pois para o dia-a-dia e eventos informais
faz compras em cadeias de pronto-a-vestir made in Spain, e, quando as ocasiões são protocolares ou de gala, numa importante manobra diplomática, opta por estilistas do seu país.
Quanto às restantes despesas – de todo o pessoal que trabalha na residência do príncipe, a casa de 700m² onde vive o casal, às amas e colégio das filhas, Leonor e Sofía –, essas ficam a cargo de Felipe, que recebe de salário 146 mil e 375 euros.
Saliente-se que a monarquia inglesa é a mais cara de todas, com um orçamento anual autorizado pelo parlamento de 40 milhões de libras, mas também é a que mais lucro dá aos cofres do seu país: a fundação que gere o património dos Windsor gere cerca de 200 milhões de libras.
Quanto custa o estilo de vida de Letizia de Espanha?
Apesar de ter dado um importante acréscimo de ‘glamour’ à corte espanhola, Letizia não gasta muito dinheiro.