Isabel II tinha apenas 25 anos quando se tornou rainha de Inglaterra. A jovem encontrava-se de férias num parque natural do Quénia quando foi informada da morte súbita do seu pai, o rei George VI, no dia 6 de fevereiro de 1952. Sendo a primeira da linha de sucessão ao trono, tornou-se imediatamente rainha de Inglaterra, mas só foi coroada mais de um ano depois, a 2 de junho de 1953.
Por esta ser uma data que considerada triste, uma vez que perdeu o pai, a soberana não costuma comemorá-la, mas este ano, como se assinala o 60.º aniversário do seu reinado, Isabel II assistiu a dois atos oficiais – entre eles uma visita a uma creche em Dersingham – durante os quais centenas de pessoas fizeram questão de a saudar.
Contudo, a maioria das celebrações estão marcadas para este verão, de entre as quais se destaca um desfile de mil embarcações pelo rio Tamisa, encabeçado pelo navio da rainha. Estão ainda previstas diversas visitas oficiais aos países da Commonwealth, ocasiões em que Isabel II deverá fazer-se acompanhar por vários membros da família real britânica.
Isabel II celebra 60 anos de reinado
A soberana inglesa recebeu o título de rainha a 6 de fevereiro de 1952, data em que o seu pai, o rei George VI, morreu.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites