Iñaki Urdangarín regressará a Espanha no próximo dia 25 de fevereiro para prestar declarações perante o Tribunal na sequência do escândalo financeiro em que o seu nome está envolvido. Segundo a imprensa espanhola o genro do rei Juan Carlos corre sério risco de vir a ser indiciado pela prática de um crime e de arrastar a infanta Cristina até aos tribunais, pelo menos na qualidade de testemunha. Algo sem precedentes na família real espanhola e que, segundo alguns especialistas, poderá pôr em risco o casamento de Cristina e Iñaki.
A união de quase 15 anos de Cristina e Iñaki já resistiu a algumas crises, mas fontes próximas da Zarzuela garantem que nenhuma foi tão grave quanto a que atualmente atravessam. Até ao momento a infanta tem-se mostrado firme no apoio ao marido, porém caso este venha a ser indiciado pela prática de um crime a situação poderá mudar e, tal como consideram muitos analistas reais, o casamento com Iñaki tornar-se-á insustentável. Na realidade a verificar-se a indiciação de Iñaki – que no final de 2011 foi afastado pelo rei de todos os atos oficiais – a monarquia espanhola poderá ficar em risco.
Iñaki e Cristina têm quatro filhos: Juan Valentín de 12 anos, Pablo Nicolas de 11, Miguel de nove e Irene de seis e vivem atualmente em Washington.
A infanta Cristina, duquesa de Palma, ocupa o sétimo lugar na linha de sucessão ao trono.
Casamento de Cristina e Iñaki em risco
Resistirá o casamento de quase 15 anos da infanta Cristina ao escândalo financeiro em que o nome do marido está implicado e que já desencadeou uma crise sem precedentes na corte espanhola?