O Dalai Lama viajou para Inglaterra, onde permanecerá durante dez dias para deixar aos jovens e a outros líderes religiosos uma mensagem de paz e compaixão. O monge budista, de 76 anos, aproveitou a viagem para visitar o amigo Carlos, príncipe de Gales. A reunião informal com o filho da rainha Isabel II e a mulher, a duquesa da Cornualha, aconteceu na residência do casal, em Clarence House.
“ [O príncipe Carlos] provou ser um humano maravilhoso, sensível, bom (…) desde o início que senti que ele era boa pessoa, um homem bom”, afirmou o Dalai Lama, realçando a boa relação que tem com o príncipe Carlos. Durante a reunião, que durou cerca de uma hora, os dois compartilharam muitas risadas e acabaram por admirar a magnólia que o próprio monge budista plantou no jardim da residência em 2008.
O vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1989, que tem como objetivo deixar mensagens de paz por todo o país, disse na quarta-feira que retomar as negociações com a China sobre o futuro do Tibete seria inútil, a menos que o governo chinês adoptasse uma postura “realista” em relação à sua pátria à sua pátria. Declarações estas que deverão enfurecer ainda mais a liderança chinesa já incomodada com a viagem do líder a Inglaterra.
Dalai Lama visita príncipe Carlos
O líder espiritual tibetano está a fazer uma viagem pela Grã-Bretanha para espalhar os ensinamentos budistas pelos jovens britânicos e aproveitou para visitar o amigo.