
DR
Ao contrário do que ocorreu no ano passado e do que se esperava, a infanta Cristina de Espanha vai estar de férias em Palma de Maiorca com a família real. A infanta desfrutará de uns dias de descanso no palácio de Marivent na companhia dos filhos, Juan Valentín, Pablo, Miguel e Irene, da mãe, a rainha Sofía, da irmã, a infanta Elena, e dos sobrinhos, Felipe Juan Froilán e Victoria Federica. Segundo a Casa Real, não está previsto que o marido de Cristina, Iñaki Urdangarín, se desloque à ilha balear. A infanta e os filhos permanecerão em Maiorca cerca de uma semana e não está descartada a hipótese de se reunirem com o resto da família.
A rainha Sofía chegará à ilha depois de assistir à inauguração dos Jogos Olímpicos, no próximo dia 27 de julho, em Londres. Apesar de a casa real não adiantar datas, o rei Juan Carlos e os príncipes das Astúrias deverão rumar a Maiorca no início de agosto. Durante as férias, a família real terá compromissos oficiais, como é o caso da reunião de Juan Carlos com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, em Marivent, e o tradicional jantar com as autoridades locais, no dia 8 de agosto, onde estarão os reis e os príncipes das Astúrias. Felipe e Letizia marcarão ainda presença no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, a 12 de agosto.
Cortes salariais na família real
A Casa do Rei informou também que a família real vai adaptar-se aos cortes salariais dos trabalhadores, anunciados por Mariano Rajoy na semana passada. O rei Juan Carlos e o príncipe Felipe terão uma redução de 7,1% nos salários, ou seja, um corte um 20.910 euros no vencimento do monarca e 10.455 euros na remuneração do príncipe das Astúrias. Juan Carlos decidiu ainda reduzir em 7,1% a quantidade anual referente aos gastos de representação dos restantes membros da família real, uma redução no valor de 22.365 milhões de euros.
O chefe da Casa do Rei terá um corte na mesma quantia, enquanto os altos cargos da instituição ficarão sem subsídio de Natal. Com esta redução, a Casa Real poupará entre 90 mil e 100 mil euros, quantia que será reintegrada no Tesouro Público.