Foi durante uma visita ao Darmouth Naval College que Isabel II, na altura com apenas 13 anos, conheceu o jovem cadete Philip, um membro da família real grega encarregue de fazer uma visita guiada pelas instalações à então princesa.
Os dois ficaram encantados um com o outro e trocaram várias cartas de amor, apesar do pai de Isabel II, o rei George VI, insistir que a filha conhecesse “outros homens”. No entanto, em 1946 o casal acabou por ficar noivo em segredo, uma decisão controversa, uma vez que a família de Isabel II se opunha a que ela se casasse tão nova.
Mas em em abril de 1947, o rei acabou por dar permissão para o casamento. Philip teve então de renunciar à sua cidadania grega e adotar o apelido Mountbatten do lado britânico dos seus avôs maternos, pois a sua mãe Alice era a bisneta da rainha Victoria.
A 20 de novembro de 1947, Isabel II e Philip, que passou a ser duque de Edimburgo, casaram-se na Abadia de Westminster perante 2000 convidados. A rainha e o marido tiveram quatro filhos, Carlos, Ana, André e Eduardo.
Isabel II e Duque de Edimburgo comemoram 65 anos de casados
Conheceram-se quando Isabel II tinha apenas 13 anos, ficaram noivos em segredo e contra a vontade do pai da futura rainha. No entanto, Isabel II e Philip casaram-se a 20 de novembro de 1947 e estão juntos desde essa altura. Veja algumas das imagens que marcaram a vida do casal real.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites