Juan Carlos entrou ontem, dia 23 de novembro, pelas 19h no hospital Quirón San José de Madrid, para ser operado à anca esquerda. A intervenção cirúrgica começou cerca de uma hora e meia depois, altura em que a rainha Sofía chegou ao centro médico. O príncipe Felipe chegou por volta das 22h30, já no fim da operação.
Apesar de não ter podido ver o pai, o príncipe falou com os meios de comunicação que ali aguradavam e garantiu que a família está “tranquila”. “Como ele diria, a oficina é boa, os mecânicos também e o paciente é único”, disse Felipe, numa alusão ao bom humor que o rei espanhol tem mantido nos dias anteriores a esta cirurgia.
“Não o pudemos ver porque ele está no pós-operatório, mas falámos com o doutor [Ángel] Villamor e correu tudo muito bem”, disse o príncipe em breves declarações aos jornalistas antes de deixar o hospital com a mãe, por volta das 23h30.
Esta manhã, o médico responsável deu uma conferência de imprensa e falou sobre a recuperação do monarca espanhol. “Sua Majestade já se põe de pé e evolui de forma favorável. Tomou o pequeno-almoço e está muito animado. Manda cumprimentos para todos”, afirmou Ángel Villamor que garantiu ainda que Juan Carlos “começará a recuperação em breve” e que esta levará cerca de um mês. “A cirurgia foi perfeita. A prótese é de última geração. Como acontece neste tipo de intervenção, em três ou qautro dias terá autonomia suficiente para receber alta”, acrescentou o médico.
Rei de Espanha operado à anca com sucesso
Juan Carlos foi operado ontem à noite, dia 23 de novembro, e a mulher, a rainha Sofía, e o filho, felipe, garantem que o rei está bem. O monarca espanhol deverá ter alta nos próximos três ou quatro dias.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites