Durante cerca de 20 minutos, Juan Carlos de Espanha conversou com o jornalista Jesús Hermida numa entrevista para a TVE.
O soberano espanhol celebra 75 anos e durante a entrevista abordou diferentes temas como a crise, os planos para o futuro questões mais pessoais como as recordações que tem no pai, Juan e de como se sente orgulhoso do filho, o príncipe Felipe.
Juan Carlos garantiu que se sente “em boa forma, com energia e, sobretudo com força para enfrentar tudo o que nos espera”.
Acerca do filho, o rei afirmou: “Para além de, como filho, ser uma benção e uma pessoa encantadora, como homem é de uma grande honestidade intelectual, muito preparado, muito trabalhador e muito leal, soobretudo a mim”.
“Como é normal falamos muito, comentamos muitas coisas e faz com que haja muita convivência entre nós. Ele ajuda-me muito, eu pergunto-lhe coisas e ele está muito preparado. Eu diria que, dos Príncipes das
Astúrias da história de Espanha – talvez fique mal presumir, mas faço-o na mesma – é o melhor preparado. Ou seja, podemos ter confiança e sobretudo, sabemos que temos alguém preparado”, acrescentou.
O rei, que deu a entrevista no seu escritório no Palácio da Zarzuela, admitiu de como gostaria de ser recordado: “Não gosto de falar de mim, mas, sendo sincero, gostava de ser recordado como o rei que uniu todos os espanhóis e que com eles conseguiu recuperar a democracia e a monarquia”.
Um dos momentos mais emotivos para o rei foi quando este se recordou do dia em que o pai morreu: “Dei-me conta, primeiro que tinha perdido o meu pai – que me havia ensinado, guiado desde pequeno, que me dava bons conselhos e que me havia dito por onde seguir na vida, depois dei-me conta de que tinha perdido um amigo, e logo depois que tinha perdido uma pessoa que me deixava na linha da frente, e foi quando me apercebi: ‘agora sou eu'”.
“Pensava apenas em Espanha e passou-me esse amor, este afeto e esta lealdade a Espanha”.
Rei Juan Carlos acerca do filho, o príncipe Felipe: “É uma pessoa encantadora, muito trabalhador e leal”
Por ocasão do seu 75.º aniversário, o monarca espanhol deu uma entrevista à TVE na qual falou do filho e de como este está bem preparado para um dia ser rei de Espanha.