Beatriz Guilhermina Armgard nasceu a 31 de janeiro de 1938, em Baarn, na Holanda. Dois anos depois, com a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa mudou-se para Londres e, mais tarde para Ottawa, no Canadá.
Em 1945, com o fim da guerra, a família real regressou à Holanda, onde Beatriz continuou os seus estudos. Em 1956 entrou para a Universidade de Leiden, da qual se licenciou e doutorou em Direito, apesar de ter estudado áreas tão diversas como Sociologia, Economia, História da Ciência Política, e Direito Constitucional.
Em 1965, a princesa ficou noiva de Claus von Amsberg, um aristocrata e diplomata alemão. Os dois casaram-se a 10 de março de 1966 em Amsterdão e tiveram três filhos, Guilherme, de 45 anos, Johan Friso, de 44, e Constantino, de 43. O príncipe Claus morreu a 6 de outubro de 2002 vítima de doença prolongada.
Beatriz da Holanda assumiu o papel de monarca a 30 de abril de 1980 quando a sua mãe, a rainha Juliana, abdicou depois de 31 anos de reinado.
A rainha tem oito netos: Amalia, Alexia, Ariane, filhas do príncipe Guilherme e da princesa Máxima; Luana e Zaria, filhas do príncipe Johan Friso e da princesa Mabel e Eloise, Claus Casimir e Leonore, filhos do príncipe Constantino e da mulher, Laurentien.
Beatriz da Holanda viveu um dos momentos mais difíceis o ano passado quando o príncipe Johan Friso ficou soterrado sob uma avalanche nos alpes austríacos. Johan Friso continua em coma e internado em Londres e uma recuperação parece pouco provável.
A soberana anunciou esta segunda-feira, 28 de janeiro, que abdica do trono a favor do seu filho Guilherme e da mulher deste, Máxima precisamente no dia em que completa 33 anos de reinado.
A CARAS acompanha a coroação em direto. Clique para saber todos os pormenores.
Rainha Beatriz da Holanda: 33 anos de reinado em imagens
1966
Getty Images
A soberana abdicou do trono a favor do filho Guilherme e da mulher, Máxima.