O príncipe Carlos vai substituir a mãe, Isabel II na próxima reunião da Commonwealth, que inclui governantes de 54 países.
O estado de saúde da rainha e a sua avançada idade, 87 anos, podem estar na origem da decisão. Apesar de ter aparecido radiante nos últimos tempos, Isabel II foi internada no início deste ano devido a uma gastroenterite. “Posso confirmar que a rainha será representada pelo príncipe de Gales. Estamos a tentar diminuir a quantidade de viagens de longa distância feitas pela rainha”, afirmou um porta-voz do Palácio de Buckingham.
Esta será a primeira vez em 40 anos que a rainha, que é a chefe da Commonwealth, falta ao evento, que se realiza a cada dois anos, com o objetivo de discutir questões globais.
Em novembro, o príncipe de Gales viaja para o Sri Lanka para participar na reunião, o que demonstra uma intensificação das suas responsabilidades enquanto monarca. Algumas funções da rainha estão a ser transferidas para o filho mais velho, que já se mostrou impaciente para cumprir o seu destino como rei e para as gerações mais novas com Harry, William e Kate a ter cada vez mais papéis de destaque.
Da última reunião da Commonwealth em que Isabel II participou, em 2011, na Austrália, saiu a lei que dá às mulheres igualdade de oportunidades no acesso ao trono. Uma lei que pode revelar-se importante para William e Kate Middleton que esperam o seu primeiro filho para o próximo mês de julho e cujo sexo ainda não foi revelado. Com a aprovação desta lei, o bebé, independentemente do sexo, será o futuro herdeiro da coroa britânica.
Príncipe Carlos substitui Isabel II em reunião da Commonwealth
O estado de saúde da rainha pode estar na origem da substituição.