Faz este domingo precisamente 40 anos que Carlos Gustavo subiu ao trono sueco, sucedendo ao seu avô, o rei Gustavo VI Adolfo, que morreu a 15 de setembro de 1973. A data tem sido comemorada com vários eventos ao longo do fim de semana. Na sexta-feira, dia 13, foi inaugurada a exposição No Trono, Quarenta Anos como Chefe de Estado, no Palácio Real.
No sábado à noite, o Parlamento sueco ofereceu um jantar de gala e organizou um espetáculo no Concert Hall de Estocolmo, em honra do rei. Nesta ocasião, Carlos Gustavo esteve rodeado pelos familiares mais próximos: a mulher, a rainha Sílvia, os três filhos, Victoria, Carl Philip e Madalena, e os genros, Daniel Westling e Chris O’Neill.
A princesa Madalena acabou por ser o centro das atenções, uma vez que este foi o primeiro ato oficial em que marcou presença ao lado da família real desde que foi anunciada a sua gravidez, no início deste mês.
E esta manhã, numa missa celebrada na capela do Palácio Real de Estocolmo, o monarca voltou a esta acompanhado pela família e por alguns amigos, entre eles os reis Sonja e Harald da Noruega e Margarida e Henrik da Dinamarca,
Familiares e amigos celebram 40 anos de Carlos Gustavo da Suécia no trono
Carlos Gustavo tornou-se rei no dia 15 de setembro de 1973, depois da morte do seu avô, Gustavo VI Adolfo.
+ Vistos
Mais na Caras
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites